sexta-feira, 20 de junho de 2008

REFRESQUE O SEU PENSAMENTO. SE BEBER NÃO DIRIJA.

Essa foi a mensagem da campanha do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), representado pela 33ª CIRETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) para as festas juninas em Cruz das Almas. Funcionários distribuiram panfletos educativos ao condutores de veículos com as seguintes mensagens:

SAIBA COMO EVITAR ACIDENTES ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO

A ingestão de álcool pode provocar no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas, traduzindo-se por sensação inicial de bem-estar e facilidade para experimentar coisas boas e agradáveis. Estas modificações podem ser graves para as pessoas conduzindo veículos.

O QUE ACONTECE A CADA COPO DE CERVEJA

Até um copo: Está tudo bem se você parar de beber.
Um copo e meio: A bebida começa a fazer efeito, embora ainda não apareça muito. Você percebe menos a velocidade e a distância.
Dois copos: Você fica animadinho e seus reflexos mais lentos. Se você ultrapassar estes dois copos de cerveja é perigoso dirigir. A embriaguez vem chegando e você já sabe o que pode acontecer.

COMO O ÁLCOOL É ABSORVIDO PELO ORGANISMO

Metade das mortes no trânsito envolvem motoristas embriagados. Mesmo em pequenas doses, o álcoolprejudica a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação.
Não seja passageiro de ninguém que tenha bebido, mesmo que só um pouco. Muitas vezes, doses pequenas podem comprometer a habilidade do motorista. Fique atento. A vítima pode ser você.

O QUE DIZ O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO A RESPEITO DO ÁLCOOL?

A nova regulamentação de trânsito prevê que infratores que dirigem sob influência do álcool e expõem terceiros a riscos ou provocam acidentes de trânsito, estão cometendo crime. A pena varia de 6 meses a 3 anos de prisão. Dirigir embriagado dá multa e é infração de natureza gravíssima. A multa é de R$ 820,00 com suspensão do direito de dirigir e detençao de 6 meses a um ano.

DE NADA ADIANTA!

- Tomar café forte
- Caminhadas longas
- Banho frio
Essas medidas apenas produzem bêbados despertos, mas tão bêbados quanto antes. O único remédio neste caso é o tempo.

Nenhum comentário: