segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Encontro de Itabuna mostra a força do PMDB na região cacaueira

Foi realizado no domingo (30), em Itabuna, o 12º Encontro Regional do PMDB da Bahia, que reuniu lideranças não apenas do sul do estado, como de várias outras regiões – tendência que vem sendo registrada a cada encontro do partido. Esse evento apresentou um diferencial: a participação de representantes de entidades da sociedade civil organizada, como a Associação de Produtores de Cacau de Itabuna, o Sindicato Rural de Ilhéus, o Sindicato dos Radialistas de Itabuna, o Sindicato dos Padeiros de Ilhéus, o Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus, a Sociedade dos Engenheiros Agrônomos do Cacau – CEAC, o Sindicato dos Professores da UESC, a Associação Comercial de Itabuna e a União Geral dos Trabalhadores – UGT. O ministro Geddel Vieira Lima desembarcou no aeroporto de Ilhéus às 10h acompanhado dos deputados estaduais Arthur Maia, Luciano Simões, Ferreira Otomar e Virgínia Hage, do deputado Leur Lomanto, onde uma multidão já aguardava a comitiva para seguirem em direção à quadra de esportes do colégio Sistema em Itabuna, onde ocorria o evento.Às 14h, ocorreu o pronunciamento do ministro Geddel Vieira Lima. .Muito emocionado Geddel, falou para um público de mil e quinhentas pessoas que aguardava com expectativa. “Sei que podemos fazer mais, melhor, diferente. Se vocês estiverem ao meu lado iremos avançar e faremos, a partir de 2011, um governo diferente de todos. Eles não vão nos curvar, seguiremos em frente e vamos trilhar os caminhos necessários para vencer”, disse. Ainda parafraseou o poeta dizendo: “Tenho a certeza de estarmos aqui discutindo o futuro. Essa força estranha que me move, que me leva, é a esperança, a fé, que me impulsiona a querer trabalhar, trabalhar, trabalhar”, finalizou.

Fonte: http://politicosdosuldabahia.blogspot.com/

domingo, 30 de agosto de 2009

Sucessão Presidencial

Na penúltima eleição (2006), ao menos pra mim, foi uma surpresa o candidato tucano, Geraldo Alckmin (PSDB), chegar ao segundo turno com Lula (PT). Naquele momento, apesar de todos os desgastes (mensalão...), Lula e o petismo estavam muito bem na opinião pública. Retrato disso foi à vitória de Jaques Wagner aqui na Bahia ainda no primeiro turno com 52,89% contra 43,03% do candidato carlista, Paulo Souto. No segundo turno o resultado não foi outro, Lula consagrou-se presidente reeleito do Brasil e obteve mais de 58 milhões de votos. Já na atual situação a coisa está afunilando, o candidato não é mais a grande liderança popular Luiz Inácio Lula da Silva, agora o partido também será avaliado e haja problemas. A história agora é sucessão e o nome da preferência do presidente Lula, que o partido teve que engolir goela abaixo, é da pouco conhecida ministra Dilma Rousseff (PT). Os tucanos, José Serra e Aécio Neves, por sua vez se bicam em movimentos até aqui incompreendidos na disputa interna. É notório que o nome mais forte dentro do partido é José Serra, pontua muito bem em todas as pesquisas, e, sem sombra de dúvidas foi o maior ministro da saúde que este país já teve. Eis que surge uma mulher que vem do norte, dos seringais do Acre e responde pelo nome de Marina da Silva que surpreende e aparece muito bem. Marina foi ministra do Meio Ambiente, é Senadora da República, exatamente hoje, 30 de agosto de 2009, está filiando-se ao PV, foi exonerada por Lula do ministério do meio ambiente, não tinha as luzes nem a majestade de Dilma no Palácio. Mas enquanto a chefe da Casa Civil não é simpática, não transmite nada (piorou com a plástica que deixou seu rosto sem a menor expressão), Marina Silva tem a cara do povo sofrido. É um rosto triste da seringueira das matas do Acre, das doenças que contraiu, como a malária. Da mulher que sofreu as agruras da pobreza na sua mais exata dimensão e que foi se alfabetizar aos 16 anos. Ela é séria, pouco ri e não tem mesmo razões para isso, já que a sua vida é marcada pelo sofrimento. As próximas eleições prometem, tanto aqui na Bahia quanto na imensidão do Brasil.

Enquete Sucessão Presidencial

A nossa última enquete simulou o quadro da sucessão presidencial em nosso país. A ministra Dilma Rousseff (PT), pré-candidata do PT e do presidente Lula, lidera com 34%. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato tucano, vem logo atrás com 28%. A vereadora de Maceió, Heloísa Helena (PSOL), aparece com 6%. Aécio Neves, governador do estado de Minas Gerais, também pré-candidato tucano, tem apenas 5%. O senador do DF, Cristovam Buarque (PDT), surge na lanterna, obteve 4%. A Senadora Marina da Silva (sem partido) cravou surpreendentemente 16%. 4% opinaram em outros e apenas 1% não sabe em quem votar.

Quero, de antemão, comunicar que os números percentuais da enquete não podem ser considerados científicos, tampouco pesquisa. É, apenas e tão-somente, uma amostragem simbólica - sobre como está pensando nossos leitores.

sábado, 29 de agosto de 2009

Tudo como antes no quartel de Abrantes

Nada de novo nos noticiários neste sábado, apenas a decisão do Supremo Tribunal Federal que rejeitou a denúncia oferecida contra o ex-ministro Antonio Palocci e a capa da Veja dedicada ao MST e aos cofres públicos que financiam suas atividades. Aqui na mídia baiana Jaques Wagner está na moda, só se fala no homem. Inauguração pra cá, conchavos pra lá, brigas entre velhos e novos aliados para pousar na foto. E assim vai... Outrora assistimos longa-metragem com outros atores abusando do poder econômico para fins eleitorais. O fim foi trágico.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nenhum povo sobrevive sem memória

Nixon renunciou à presidência, em 1974, enquanto o Congresso conduzia um processo de impeachment, motivado pelo escândalo de Watergate, um dos fatos mais marcantes da história americana. É que, na Casa Branca, as autoridades não apagam gravações: entendem que ali está sendo documentada a história do país. Aqui, porém, Dilma pode ficar tranquila: o Planalto tem segurança de boate (ou de padaria), apaga tudo rapidamente para proteger a identidade dos frequentadores. A História do Brasil que o PT pretende contar é apenas a sua versão dos fatos.
Fonte: Blog do Roberto Jefferson

12º Encontro do PMDB será em Itabuna

Itabuna abrigará no próximo domingo, 30 de agosto, o 12º Encontro Regional do PMDB da Bahia. A perspectiva é que, assim como em todos os outros encontros do partido, a população e as lideranças regionais recebam o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) com muita festa e com declarado apoio à pré-candidatura dele ao governo da Bahia. “É claro, em Itabuna e na região, o desejo do povo por mudança. Geddel é visto como uma esperança, por causa do seu trabalho, da sua ação ágil e eficaz, do seu caráter. Tudo isso vai se refletir nesse encontro”, afirma Renato Costa, ex-deputado estadual e presidente do PMDB de Itabuna.O deputado federal Raimundo Veloso ressalta a importância do evento e a alegria de receber o ministro na região sul. “Geddel sempre foi muito amigo da região cacaueira e terá nosso retorno”, frisa.A mobilização em torno da pré-candidatura de Geddel está cada vez mais forte em toda a Bahia. Segundo o presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, o partido está enfrentando, inclusive, dificuldade de agenda para atender aos pedidos de realização de novos encontros. “Planejamos a realização de 20 eventos, mas temos uma forte demanda para que ampliemos essa programação. Isso é resultado do sucesso que os Encontros têm feito e do anseio das bases pela pré-candidatura de Geddel”, diz Lúcio.O programa Encontros Regionais PMDB 2010, que se iniciou em março, tem um caráter importante na construção do programa de governo do partido, uma vez que representa o momento no qual a população e as lideranças dos municípios são ouvidas sobre as necessidades locais. “Com as informações colhidas dos próprios moradores e lideranças, o partido vai elaborar um projeto de desenvolvimento que atenda às reais necessidades do povo baiano”, frisa o presidente do PMDB.O encontro de Itabuna reunirá militantes de 27 municípios do sul baiano e contará com a participação de integrantes da Associação de Produtores de Cacau do município e do Sindicato Rural de Ilhéus, além de organizações sociais da região. O evento será das 8h às 14h, na quadra de esportes do Colégio Sistema, na Avenida Juca Leão, próximo à Estação Rodoviária.

Otávio Mangabeira, o estadista

Na manhã de ontem tivemos a honra de participar da Sessão Solene alusiva ao dia 27 de agosto, data do aniversário do grande Estadista Otávio Mangabeira, às 8:30 horas no Salão Nobre do Poder Legislativo de Governador Mangabeira. Uma aula de democracia e civilidade. Os Vereadores aproveitaram o ensejo e concederam Comendas Comemorativas a data às personalidades que se destacam naquela cidade. Destaque para condução dos trabalhos a cargo do Presidente da Mesa Diretora Albano Fonseca (PDT) e bela eloqüência do vereador Professor Gilson (PRP).

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Apesar da amizade com Wagner, vice continua no PMDB

Especulações sobre o vice-governador, Edmundo Pereira (PMDB), dão conta de que ele estaria de malas prontas para deixar o partido. Entretanto, fontes ligadas ao peemedebista descartaram a hipótese. Edmundo está no partido há mais de 30 anos, desde o antigo MDB. Dizem as más línguas que, embora discorde da forma com o partido é liderado na Bahia, Edmundo não se filiaria a outra legenda.É bom lembrar que em 2006, quando o PMDB resolveu apoiar Wagner, outros nomes foram propostos para a vice, mas nenhum foi aceito por Wagner. A intenção, na época, era forçar o PMDB apresentar o nome de Edmundo, que é amigo de longa data de Wagner. Foi o primeiro xeque que o governador deu no PMDB.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Confusão a vista: PMDB e PTB juntos na Bahia

Em Cruz das Almas o tradicionalismo PTB que já abrigou ninguém menos que o ex-prefeito Dr. Jean e está atualmente sob a tutela do ex-vereador Mário do Jornal, titular da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer do governo do povo. Outra figura política com trânsito fluente junto ao presidente regional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Jonival Lucas, é o vereador Max Passos, presidente municipal do PSDB. Dr. Max e Mário do Jornal fazem parte do grupo político que apoiou a reeleição do prefeito Orlando Peixoto (PT) e atualmente dão sustentação ao governo petista, entretanto o PSDB do vereador Max Passos está apoiando Paulo Souto (DEM) e o PTB do deputado Jonival Lucas, que é presidido em Cruz das Almas por Mário do Jornal, fechou questão com o PMDB. O PTB cruzalmense e o vereador Max Passos estão numa situação dificílima no tocante as próximas eleições (2010), pois o candidato petista é Jaques Wagner.

PMDB e PTB juntos na Bahia

Em nota pública nesta terça-feira, em seu site, o PTB da Bahia declara que vai apoiar a candidatura do PMDB, leia-se do pré-candidato, o Ministro Geddel Vieira Lima, ao governo do estado nas eleições do ano que vem. A nota publicada também no site do ex-deputado federal e atual Diretor Administrativo Financeiro da SUDENE, Benito Gama, diz: “O PTB da Bahia, através da sua Executiva Estadual, definiu trabalhar em aliança com o PMDB para as eleições majoritárias e proporcionais de 2010, cujo candidato do Partido a Governador é o Ministro Geddel Vieira Lima. Já fizemos uma aliança nas Eleições 2008 na candidatura do Prefeito João Henrique em Salvador com o PMDB, inclusive elegendo o Vice-prefeito Edvaldo Brito.”

Quase Deuses

No último final de semana tivemos o privilégio de assistir um belíssimo filme: Quase Deuses. Um dos filmes mais lindos e educativos que já assisti. Uma obra cinematográfica que está disponível para locação em DVD. Uma lição de vida. O filme narra à história real de Vivien Thomas e Alfred Blalock, responsáveis pela primeira cirurgia feita no coração no mundo, antes disso, o órgão era visto como algo intocável pela medicina. Alfred é um médico ambicioso, com certo reconhecimento na profissão, que testa em animais, técnicas para poder fazer a diferença. Um jovem carpinteiro e negro vai trabalhar como ajudante no laboratório de Alfred Blalock que logo descobre que Vivien Thomas tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser mais bem aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas não era reconhecido pelos feitos, já que não era médico. Sim, o conflito racial está implícito, não foi escancarado pelo roteiro, embora seja está a razão primordial do filme. O filme mostra que a ignorância e o preconceito racial pode ter castrado bons profissionais que fariam diferença caso tivessem tido uma chance. O filme baseado em uma grande história da ciência mundial traz fatos que se assemelha com a vida real. Como instrumentador cirúrgico sofremos na pele os preconceitos de ainda não ter os nossos registros e o reconhecimento de nossa profissão. Na última campanha eleitoral (2008) tentaram tirar votos nossos com um vídeo institucional gravado pela Secretaria Municipal de Saúde da Administração 2001/2005, onde, no melhor centro cirúrgico que já trabalhei no extinto IPER, exercia a minha profissão. Sabe o resultado? 1661 votos nas urnas! Gostei muito do filme, recomendo.

Tribunal Pleno promove 87 juízes e Cruz das Almas ganhas duas novas Magistradas

O Tribunal Pleno da Bahia promoveu 87 juízes da entrância inicial para a intermediária, por critério de antiguidade e merecimento, em sessão extraordinária administrativa conduzida pela presidente do TJ, desembargadora Sílvia Zarif. Para a Comarca de Cruz das Almas foram escolhidas a Drª LUCIANA AMORIM HORA, para a Vara Criminal, e a Drª DANIELA PEREIRA GARRIDO PAZOS, para a Vara dos Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais. A partir deste feito nossa cidade passa a ter duas Juízas Titulares atuando em nossa Comarca.

domingo, 23 de agosto de 2009

Santo Antônio de Jesus em festa

Geddel, a Prefeita da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu Romildes e João Henrique

A caravana da democracia e da cidadania baiana passou hoje no recôncavo baiano. Santo Antônio de Jesus recebeu neste domingo, 23 de agosto de 2009, a 11ª edição dos Encontros Regionais do PMDB 2010. Uma festa muito bonita onde as forças dominantes brotavam das caravanas oriundas de vários lugares que lotaram as dependências do Clube dos 1000 na cidade das palmeiras. Pessoas simples, de olhares que refletem a esperança, o sonho de uma Bahia mais humana. 31 prefeitos foram contabilizados, além disso, deputados federais e estaduais, vereadores, vice-prefeitos, entre outras lideranças se uniram e disseram que não querem o passado, não estão satisfeitos com o presente, mas têm esperanças em um futuro, e, esse porvindouro é o PMDB. João Henrique, prefeito da terceira capital do país, se fez presente e reforçou seu apoio incondicional a Geddel, desmistificando a boataria plantada na mídia na semana próxima passada. Geddel foi o último orador, disse em seu discurso que político esperto é aquele que mente. "Eu procuro falar sempre a verdade. O noticiário desta semana anunciava que eu e o prefeito João Henrique brigamos. É certo que eu e João temos diferenças de comportamento, de pensamento, mas é por isso que estamos juntos. Eu quero publicamente afirmar os meus laços com o prefeito, laços pessoais e políticos. Todos que me conhecem ao longo da minha vida pública sabem que eu gosto de debate, mas vão perder tempo aqueles que quiserem usar estes artifícios para me provocar, porque esse é um debate que a Bahia não quer vivenciar", desabafou Geddel. Em relação a segurança pública no estado, o ministro Geddel disse que em 2002 a Bahia registrou 582 homicídios por dia ultrapassando hoje 1.400. "As famílias vivem assombradas, reféns em suas próprias casas", disse. Na área do turismo, Geddel afirmou que o anuário da Embratur aponta que o Estado teve queda no setor se comparado à outros Estados como Pernambuco. "Não é essa Bahia que nós desejamos", declarou. Na saúde pública, Geddel garantiu se eleito governador construir mais hospitais municipais. "Não sou homem de destruir, sou homem de construir e me dirijo a cada um de vocês para construir um debate em prol da sociedade. Que obras esse governo realizou com recursos do tesouro estadual? As obras que tem aí são provenientes do governo federal, desse grande homem que é o nosso presidente Lula", declarou Geddel ao questionar as obras do atual governo do Estado. "Eu projeto no futuro a crença de ter uma Bahia melhor. Ando pela Bahia e vejo a desesperança. A Bahia não pode se diminuir. A Bahia que nós queremos é a que nos faça cavalgar com esperança. Em mim, encontrarão sempre uma pessoa que quer falar de esperança, de fé e de futuro, de mãos dadas, para trilhar uma Bahia decente. Viva a Bahia, viva o Brasil!", concluiu.

sábado, 22 de agosto de 2009

Show de Titãs é cancelado

O show de Titãs para esta noite do Festival de Inverno foi cancelado. Devido ao mal tempo no aeroporto de Vitória da Conquista e de Ilhéus, a banda não conseguiu pousar e dirigiu-se à Salvador. No entanto, um buraco na estrada no trecho próximo a cidade de Santo Estevão causou congestionamento e o grupo resolveu retornar a capital. O cancelamento foi anunciado no jornal da Rede Bahia e pelo twitter oficial do Festival de Inverno. A organização alega ter feito o possível para contornar a situação. O Festival de Inverno, em Vitória da Conquista é o maior evento musical do interior do estado, e, atrai gente de todos os lugares.

Uma semana sangrenta

Após uma semana em que o Partido dos Trabalhadores (PT) definhou em relação à ética, sangraram os corações avermelhados do antigo idealismo com práticas fisiológicas e perdas memoráveis, aqui na Bahia o PT fez acordos com gatos, cachorros, elefantes e leoninos para tentar manter-se no poder, ocupando o espaço deixado pelo PMDB no Governo do Estado da Bahia. O governador Jaques Wagner atraiu para seu lado muitos que lhe antagonizaram no passado, e, traiu companheiros históricos de lutas, como o caso da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), que teve que engolir goela a baixo João Leão (PP) que tomou posse na titularidade da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Leão é o maior adversário político de Moema). É o verdadeiro poder a todo custo. Mas será que vale a pena? Em Brasília o PT perdeu um dos seus melhores quadros, a Senadora Marina da Silva (sem partido). A senadora, ex-ministra do meio ambiente, desfilou-se do PT alegando que o partido mudou muito seus conceitos nos últimos anos. No mesmo dia, ou melhor, na mesma tarde, o Conselho de Ética do Senado Federal, a serviço do Partido dos Trabalhadores, deu as mãos, leia-se as maiorias, para que o colegiado não abrisse processos investigativos contra José Sarney. Lula, Collor, Sarney e Renan Calheiros agora jogam num só time. O Senador Aloísio Mercadante (PT) manchou sua bela biografia ao enveredar em uma encenação de renúncia do posto de líder da bancada no senado, em virtude do caso Sarney, em seguida, voltando atrás sob a pressão do nosso Presidente da Republica Federativa Brasileira, Lula, Mercadante disse: “Eu fico meu chefe!”


Um novo tempo com o mesmo Zé

Saída de Colbert Martins Filho da base de Wagner, agora o ingresso de Jairo Carneiro no PP e mais uma quantidade de especulações lógicas e boatos auto-promocionais envolvendo a adesão de uma porção de políticos, tudo isso aquece o caldeirão (maior que o de Paulão!) da política de Feira. No rol dos perdedores e ganhadores, um se destaca, inevitavelmente. O deputado Zé Neto. Tinha uma relação saudável e confortável com o deputado federal Colbert Martins com quem dividiu, pacificamente, os espaços (cargos) e compartilhava idéias de governo e políticas. Perde nesse sentido. Com Jairo a conversa flui. Mas o petista tem agora pela frente uma mulher que é uma predadora política, disposta a tudo, e que já está lhe dando trabalho. Embora, apresso-me em dizer, não seja páreo para o deputado petista que dentro do núcleo duro do governo vai convencer de que a deputada tem mais arroubos de grandeza do que farinha no saco e que é muito útil para determinadas funções, mas facilmente descartável. O problema é que Eliana terá muitas funções daqui para frente e que se adéquam ao perfil de ousadia que ela exibe sem meias palavras. Como disse outro petista que ensaia uma pré-candidatura a deputado estadual, o vereador Marialvo Barreto: Eliana quando veste a camisa, veste mesmo. Então, para finalizar, que hoje é sexta-feira. Apesar de tudo, o deputado Zé Neto não perdeu espaços em Feira ao “perder” a Direc 2 para a deputada Eliana Boaventura. E continua, apesar das rusgas com Rui Costa, sendo o bambambam de Wagner na Cidade, por muitas razões que muitos desconhecem. Alguns companheiros petistas não gostam dessa verdade.

(Jânio Rêgo)

Santo Antônio de Jesus: Encontro Regional PMDB 2010

Neste domingo, pela manhã, sairemos logo cedo com destino à cidade das palmeiras, Santo Antônio de Jesus, onde iremos participar do 10º Encontro Regional PMDB 2010. A partir das 9h terão ínicio às atividades o presidente peemedebista santantoniense, Geraldo Reis, fará a abertura do evento, logo após, lideranças políticas, deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, terão oportunidade de explanar acerca dos problemas ligados ao estado e opinarem nas diretrizes do partido nesta pré-campanha ajudando a elaborar nosso plano de governo. O pré-candidato do partido, Geddel, deverá encerrar o encontro às 12h. Logo que possível traremos notícias dos bastidores e de tudo que acontecer nesta festa da democracia.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

CGU aponta desvio em patrocínios da Petrobras

Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta irregularidades e indícios de desvio de verba em oito contratos de patrocínios celebrados pela Petrobras entre 2003 e 2008, no valor total de R$ 5,6 milhões. No levantamento não aparecem as ONGs relacionadas aos patrocínios juninos na Bahia, que têm ligações políticas com o PT. No documento, enviado à CPI da Petrobras, o órgão responsável por fiscalizar os gastos do governo chama de precário o sistema de controle interno da empresa. A CGU encontrou problemas como a ausência de documentos que comprovem despesas custeadas pela Petrobras e a liberação de pagamentos sem ligação comprovada com o objetivo do patrocínio. Ao analisar um dos projetos, os auditores descobriram que o dinheiro da estatal foi parar em empresas que pertencem aos dirigentes da ONG patrocinada. Em ofício enviado ao Senado, o ministro do Controle e da Transparência, Jorge Hage, informou que a CGU já investiga os patrocínios da Petrobras desde o fim de 2007. A CPI recebeu documentos sobre patrocínios oferecidos a oito ONGs. Os relatórios de fiscalização apontam problemas em todos os contratos, de falhas formais até a existência de pagamentos a empresas fantasmas. Fonte: Bahia Noticias

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Recôncavo receberá o 11º Encontro Regional do PMDB 2010

Lideranças peemedebistas de diversas regiões do estado se reunirão em um grande encontro partidário que será realizado na cidade das palmeiras, Santo Antônio de Jesus, no próximo domingo, 23 de agosto, a partir das 9h no Clube dos 1000. Os encontros regionais têm servido para debater a pré-candidatura do partido para o Governo do Estado da Bahia, capitaneada pelo Ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). O diretório regional santantoniense junto com a executiva estadual organizam o evento que promete grandes surpresas. O PMDB cruzalmense participará do evento junto com outras lideranças políticas locais e da região.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Encontro Regional do PMDB Jequié em imagens

Veja como foi o Encontro Regional do PMDB realizado em Jequié, neste domingo, dia 16 de agosto. As fotos são do jornalista Zenilton Meira, Blog Souza Andrade (Jequié-Ba). Clique AQUI.

Bairro da Banguela: um sorriso que ficou triste

Foto: Luis Santana Caldas


A maior obra de infra-estrutura realizada na cidade de Cruz das Almas encontra-se atualmente em um total abandono. O Bairro da Banguela passou por uma transformação social durante o governo, ou melhor, a gestão de Dr. Jean (1997/2004). As obras urbanizaram, sanearam, e, efetivamente, transformaram aquilo que era esgoto a céu a aberto, muita lama e outras disparidades sociais, em um belo sorriso, nome dado ao bairro pela própria população após as obras. Os serviços públicos realizados no local foram: construção de creche, quadra poliesportiva, construção de novas e recuperações de unidades habitacionais, serviços de encostas, pavimentações em todo o bairro com paralelepípedos, saneamento básico, pontilhão, uma praça, etc... Entretanto, nos dias de hoje a problemática social volta a contornar a vida cotidiana da comunidade, em sua maioria formada de pessoas simples/humildes. As ausências inexplicáveis de gestões governamentais (municipal, estadual e federal) submetem a população as situações adversas retroagindo a um passado até então esquecido. Amontoados de lixo nas ruas, esgoto a céu aberto, quadra poliesportiva abandonada, praça esquecida, proteções do pontilhão (corrimões) quebrados, vegetação se alastrando e animais soltos no logradouro. Além disso, outros problemas de ordem social acometem as humildes famílias: a proliferação de narcóticos e os altíssimos índices de alcoolismo, em virtude, muitas vezes, do abandono dos poderes públicos, das dificuldades de acessibilidade as escolas e ao mercado de trabalho vem destruindo os sonhos do nosso povo da Banguela.

Câmara Municipal de Cruz das Almas II


Apesar das incompreensões, como não poderia deixar de ser, na sessão ordinária próxima passada houve votações e consequentemente aprovações de bons projetos, por exemplo: O Projeto de Lei N º 049 de 23 de abril de 2009 que determina que na rede básica municipal de saúde ocorra prioridade para realização de consultas e exames complementares no pré-natal que foi aprovado por unanimidade, além disso projetos oriundos do Executivo Municipal passaram pelo crivo da edilidade sem ressalvas. A bancada de oposição tem ao longo desta legislatura mostrado compromisso com a cidade, e, dentro do possível, tem ajudado a prefeitura municipal nas aprovações dos projetos encaminhados aquela casa de interesse da população.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Por Mário Kertész: O governo esqueceu-se de combinar com os eleitores! 2010 vem aí

Aconselho, e, afirmo ser ouvinte sempre que posso de Mário Kertész e leitor contumaz do seu blog. Segue uma lúcida pincelada na miscelânea em que se encontra o velho partido dos trabalhadores de guerra na Bahia. Segunda-feira quase onze horas. O governador Wagner anunciou dois novos secretários. Um do PT que vai para a Indústria e Comércio e João Leão que vai para a da Infra-Estrutura. O governador tem um só objetivo: passar mais quatro anos morando no Palácio de Ondina. Esta mobilização dele tem como objetivo melhorar a situação na Assembléia Legislativa, ganhar mais tempo em rádio e televisão, nos programas eleitorais gratuitos (ele perdeu os preciosos 6 minutos do PMDB) e tentar enfraquecer a candidatura de Geddel Vieira Lima. Tudo bem, se nestes arranjos, ele tivesse combinado com o eleitorado. Não combinou até agora e não será com estas figuras e com outras anunciadas que ele vai conseguir a simpatia daqueles que vão votar em 2010. E, vejam bem que partidos de pouca expressão eleitoral, como o PDT, fazem beicinho para aceitar o que lhes foi ofertado, sem que eles tivessem méritos, nem quadros competentes para as funções. Mesmo porque o governador havia dito que 2009 seria o ano da gestão. Parece mais o ano de um congestão, engolindo sapos e promovendo um loteamento de cargos. A Bahia já viveu dias melhores. Muito melhores. Mas viverão melhores ainda no futuro, ou não.
Até!

Fonte: http://blog.radiometropole.com.br/

Câmara Municipal de Cruz das Almas

Infelizmente a última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cruz das Almas fora marcada pela descortesia e o que podemos denominar, minimizando, de incompreensões. Já relatamos aqui as disparidades entre as bancadas que são divididas em duas, a maioria (situação) e a minoria (oposição). Dos quinze vereadores, dez estão ligados ao prefeito e cinco ligados as oposições. Conforme anunciamos, a proposta de lei que versava sobre a autorização para o Poder Executivo Municipal implantar nos Postos de Saúde das Localidades de Sapucaia, bem como, o Posto de Saúde da Localidade da Pumba, o horário de vinte e quatro horas ininterruptas para atendimento à população foi rejeitada em plenário pela maioria, inclusive com o voto do vereador Manu (PT), morador da localidade da Pumba. Mas o pior estava por vir... Uma homenagem póstuma a um dos mártires do processo da luta contra ditadura e pela democratização de nosso país, Sr. Rito Rodrigues, recebeu de nosso mandato, a pedidos dos familiares e da maioria dos seus vizinhos, a indicação para se fazer justiça com a memória deste grande cruzalmense concebendo através de projeto de lei a denominação da rua a qual Sr. Rito viveu e os seus familiares vivem até hoje de Rua Rito Rodrigues. Moradores, junto ao pedido, nos encaminharam um abaixo-assinado com várias assinaturas. A matéria no curso de sua tramitação recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, além disso recebeu votação unânime dos vereadores na primeira votação, no entanto, ontem, a matéria fora retaliada, sem as devidas justificativas, não constou na pauta de votações.

Entrevista do Ministro Geddel Vieira Lima a Rádio Santa Cruz FM


Ouça aqui, com exclusividade, a entrevista do Ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), concedida nesta terça-feira, 18 de agosto de 2009, durante o programa Microfone Aberto da Rádio Santa Cruz FM com os comunicadores Celso Oliveira, Klebér Ceará e a participação de Silvio Caldas.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O TOM DO DISCURSO

Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional, disse, em Jequié, neste domingo, dia 16 de agosto, que aceitou o chamamento do partido para ser candidato a governador da Bahia. Em discurso, para uma plateia de centenas de pessoas que lotaram as dependências do Palácio das Artes, disse: Política nunca foi alimento do corpo. Para mim, política sempre foi alimento da alma. Por essa razão, eu aceitei o chamado do meu partido e serei, com o meu partido, o candidato a governador da Bahia. Mirando a platéia formada por prefeitos, Geddel disparou: muitos prefeitos do PMDB vão receber cantadas, muitas propostas, muitas pressões, mas eu queria dizer a cada um de vocês; não venham comigo os que têm medo nem os que são pequenos; venham comigo os quiserem vir; venham comigo os que sonham; venham comigo os que tenham esperança e alimentam a crença que podemos construir a Bahia que sonhamos.

Blog Souza Andrade - Jequié Bahia

domingo, 16 de agosto de 2009

IBGE divulgou estimativas populacionais

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou no último dia 14/08 as estimativas populacionais dos municípios brasileiros. Nosso blog verificou os dados de algumas cidades. Cruz das Almas que tem uma área de unidade territorial de (151km²) em 2007, conforme o censo, apresentava uma população de 54.827, já à estimativa populacional em 2009 é de 57.098. Santo Antônio de Jesus com uma área de unidade territorial (259km²) saiu de 84.256 em 2007 para uma estimativa de 88.768 habitantes em 2009. Cabaceiras do Paraguaçu com uma área de unidade territorial (214km²) tem apenas 18.569 habitantes na estimativa populacional 2009, em 2007, conforme o censo, à terra do poeta Castro Alves apresentava uma população de 17.502 habitantes. Muritiba com uma área de unidade territorial de (111km²) a contagem da população em 2007 foi de 27.212, já na nova estimativa o município obteve um dos piores desempenhos da região, o cálculo de 2009 é de 27.755 habitantes.

Postos de Saúde da zona rural poderão funcionar 24h ininterruptas

De acordo com a proposta de lei que será votada amanhã na câmara municipal, apresentada pelo mandato do vereador André Eloy (PMDB), que versa sobre a autorização para o Poder Executivo Municipal implantar nos Postos de Saúde das Localidades de Sapucaia, bem como o Posto de Saúde da Localidade da Pumba o horário de vinte e quatro horas ininterruptas para atendimento à população. A matéria já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Amanhã, durante a sessão legislativa ordinária, o projeto volta ao plenário, e, será apreciado em primeiro turno pelos vereadores. O projeto apresentado objetiva a implantação nos Postos de Saúde supracitados o atendimento de vinte e quatro horas ininterruptas. Nessas regiões habitam vultosas quantidades de pessoas que por sua vez há uma carência de postos de saúde. A população é carente de atendimentos básicos na área de saúde, especialmente após o horário administrativo, e, nos finais de semana. Outro fator a ser destacado é que nas localidades supracitadas existem vários distritos vizinhos que ficam distantes dos Hospitais do Município e a população sofre com a carência de transporte para se deslocar até uma unidade médica.

“Com orgulho e com amor: Geddel governador”, diz Leur

O encontro do PMDB em Jequié foi marcado com discursos das maiores lideranças do partido no Estado. Em seu pronunciamento, o líder do PMDB na Assembléia, deputado Leur Lomanto, lembrou o processo de rompimento do PMDB com o PT, que se oficializou há uma semana, mas que já vinha sendo previsto há mais de um ano. “Muitos diriam que depois do rompimento não teria nenhum prefeito nos encontros, mas hoje existem aqui cerca de 30 prefeitos comprovando o apoio ao nosso partido e ao ministro Geddel”, afirmou, destacando que Jequié é o segundo maior município do Estado que tem como prefeito um representante do PMDB. Segundo o deputado Leur, foi o PMDB quem deu sustentação para que Wagner se tornasse governador em 2006, mas a direção do atual governo fez com que os partidos seguissem caminhos distintos. “Esse governo atual não é o que sonhamos para Bahia. O discurso de hoje é o da esperança. É o de levar Geddel a governador da Bahia. Com orgulho e com amor Geddel governador, conclamou”, finalizando que o PMDB estava em seu sangue e “que o partido lutaria pela vitória do maior cargo majoritário em 2010”.

Um olhar ousado sobre o Brasil

Domingo, quase meio dia, plagiando Mário Kertész, após acompanhar inúmeros sites de notícias de órbita política, percebe-se que um rebuliço tremendo tomará conta da pauta principal nesta semana que se inicia no centro neural político do nosso país, leia-se a capital Brasília. Duas notícias, consequentemente, predominaram os corredores do poder. A primeira, como no movimento das marés, o caso Sarney volta à tona, após um período de grandes turbulências, enfim tivemos uma semana, próxima passada, que podemos denominá-la de calmaria, ou melhor, panos quentes. Mas, mais uma denúncia caiu no colo do presidente Sarney, a partir de uma manchete do jornal Estado de São Paulo, com o título: Uma empreiteira comprou apartamentos para a família maranhense em São Paulo. Vai ficar difícil de segurar o velho Maranhense na cadeira da Presidência do Senado Federal, a oposição, leia-se os tucanos, ou melhor, o PSDB, encapsulados, com o DEM, outras forças políticas, e, principalmente a voz roca que vem das ruas, devem partir para cima, e, aí como já assistimos essa história, outrora, o caminho mais próximo será a renúncia. O caso Sarney põe em xeque a popularidade do presidente Lula que surpreendentemente escolheu a defesa da oligarquia Maranhense. Outra notícia, sob o título José Serra mantém dianteira sobre Dilma e Ciro, Marina tem 3%, a tucanada solta rojões de alegria. Reflexo da crise, o tucano José Serra tem 37% das intenções de voto. Dilma manteve 16% e está tecnicamente empatada com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), com 15%. A pesquisa mostra que a possível entrada da senadora Marina Silva (PT-AC) na disputa ainda não provocou grandes mudanças. Cobiçada pelo PV, ela atinge só 3% das intenções e quase não altera os índices dos líderes. A mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial mostra um quadro de estabilidade que deverá preocupar os dois principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Aos olhos de hoje, a pesquisa reforça a idéia de que o mais provável será um duelo entre Serra e Dilma no segundo turno de outubro do ano que vem. Por ora, apostar nesse cenário parece ser o mais sensato. Mas faltam quase 14 meses para a disputa em primeiro turno. É tempo suficiente para surpresas. E, como foi citado anteriormente, o movimento do mar pode mudar tudo na política.

"Museu de grandes novidades"

A expressão usada por Cazuza na canção “O tempo não para” é bastante apropriada para definir o Museu da Corrupção www.dcomercio.com.br/muco do Diário do Comércio. Com design criativo e conteúdo consistente, o site tem links como ‘operações da PF’, ‘dicionário da corrupção’ e ‘sala dos escândalos’. Este último reúne um amplo acervo de tramoias a exemplo do caso dos cartões corporativos, o Dossiê Cayman e o escândalo do Fórum do TRT de São Paulo, protagonizado pelo ex-juiz Nicolau dos Santos Neves, o “Lalau”. Também figura na lista a quebra do sigilo do painel eletrônico do Senado, que culminou com a renúncia dos então senadores Antonio Carlos Magalhães, falecido em 2007, e José Roberto Arruda, atual governador do Distrito Federal. Por pura curiosidade, fiz uma busca no site com nomes de três ilustres representantes do povo. Em terceiro lugar, com 25 ocorrências, aparece o ex-caçador de marajás e atual predador de jereissatis: Fernando Collor. A medalha de prata (90 citações) é do companheiro Lula. E...the Oscar goes to: Sarney, com a marca de 164 menções. Ora, ora, são mais de 50 anos de vida pública!

Fonte: Blog Janio Lopo

10º Encontro Regional do PMDB

Conforme divulgado, o 10º Encontro Regional do PMDB será realizado neste domingo, dia 16 de agosto, em Jequié, e, terá um ingrediente a mais, será o primeiro depois da ruptura do partido com o governo do Estado. Acredita-se que, pela primeira vez, Geddel Vieira Lima vai falar na condição de pré-candidato a governador. Nos encontros anteriores, o nome dele fora citado como um desejo do PMDB de ter candidatura própria ao governo. Agora, a expectativa é que Geddel atenda aos apelos e anuncie que este caminho não terá volta. Por conta disso, todos os holofotes estão voltados para Geddel, consequentemente, as atenções políticas estão voltadas para Jequié, neste domingo. O Senador César Borges, presidente regional do PR, deverá participar do Encontro do PMDB, além do Senador, o evento reunirá prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, além do deputado Leur Lomanto Jr., do presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, dentre outros.

sábado, 15 de agosto de 2009

PMDB entrega obras em Governador Mangabeira

A prefeitura municipal de Governador Mangabeira realizou inaugurações de mais uma etapa de obras nessa sexta-feira, 14 de agosto. Em parceria com o Ministério da Integração Nacional, foram inaugurados o Sistema de Abastecimento de Água da comunidade de Meio de Campo, a entrega da Escola Terezinha Jesus de Santana para a comunidade de Encruzo, a entrega de três carros para beneficiar as Secretarias de Educação, Ação Social e Vigilância Pública e a a reforma do Programa de Saúde da Família (PSF) para a comunidade de Brejos, que ainda conta com serviço odontológico permitindo, assim, que a população não precise se deslocar para outros municípios em busca de atendimento médico.
Acompanhada da fanfarra de Mangabeira (FAMAG), uma multidão entusiasmada, fogos e balões, a solenidade de entrega foi marcada pelas bênçãos do padre Gustavo, pároco de Mangabeira, e por forte sentimento de dever cumprido da prefeita Domingas (PMDB), que durante discurso ficou emocionada quando falou da realização dessas obras para as comunidades. “Hoje é um dia feliz, dia festa, e tenho certeza que não é somente o meu coração que está festejando. Sou mulher e sei das dificuldades que enfrento todos os dias, para conseguir as verbas para trazer as obras que precisamos aqui em Mangabeira, mas como sou do PMDB e tenho um forte amigo e aliado como o ministro Geddel, tudo se torna possível e real. Porque esse sim é um homem de palavra, quando ele diz que vai fazer, faz!”. E completou: “não esqueço de quem sempre esteve ao meu lado nos momentos difíceis”.
O presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, esteve presente nas inaugurações, representando o ministro Geddel, que estava em São Paulo participando da entrega do Prêmio da Revista Isto É a personalidades brasileiras. Em discurso, parabenizou a prefeita Domingas pela iniciativa inteligente do investimento recebido: “é com grande satisfação que estou participando aqui hoje dessas realizações. Quero dar mais uma boa notícia para você prefeita Domingas: O ministro Geddel, por determinação do presidente Lula, já liberou os recursos necessários para a construção de novas unidades habitacionais aqui em Governador Mangabeira”, declarou o presidente entre aplausos da população.
Fonte: PMDB

Caetano Veloso se apresentará na Rainha do Recôncavo

Pela primeira vez em Cruz das Almas, ou melhor, na região, o Teatro Laranjeiras e a Tear Produções apresentam na noite do dia 12 de setembro de 2009 nada mais nada menos do que o ícone da musicalidade popular brasileira, o compositor e cantor baiano, de renome internacional, Caetano Veloso. O show faz parte da turnê Zii e Zei do novo disco de Caetano. O espetáculo começará às 21h, os ingressos individuais custam R$ 30,00, as mesas para quatro pessoas, a depender da localização, variam entre R$ 400,00 e 500,00.

Alino lança livro sobre trajetória da educação no CEAT

O professor, doutor, ex-vereador, diretor da FACTAE, autor, escritor, e, com muito orgulho para todos nós, o cidadão cruzalmense Alino Mata Santana lançou ontem no maior patrimônio educacional do recôncavo baiano, o Colégio Estadual Alberto Torres (CEAT), mais um livro de sua carreira como autor. Trajetória da Educação Cruzalmense é uma embasada narrativa sobre a nossa história educacional. Muita gente prestigiou o lançamento, estiveram presentes ao evento os seus familiares, os vereadores André Eloy (PMDB), Jorge Andrade (PSB), professores, Mathias, Dantes, dentre outros docentes marcaram presença, também alguns amigos do escritor, Ailando Pomponet, Paulinho Moraes, Beto do IBAMA, Dr. Jean e o fabuloso Zé Ruque que por sinal foi quem prefaciou a obra. Destaque para tudo que está inscrito no livro, todavia não poderíamos deixar de aludir à sóbria defesa da UFCAL, Universidade Federal de Cruz das Almas, projeto original que culminou na criação da UFRB, Universidade Federal do Recôncavo (o PL do Senado Federal Nº 242 de 2002, de autoria do Ex-Senador Baiano Waldeck Ornelas). Alino defende, veementemente, que nossa terra tivesse o direito e a honra de emprestar o seu nome a nossa Universidade.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Bom Exemplo: Câmara Municipal de Salvador lança Portal Transparência

A Câmara Municipal de Salvador lança na próxima segunda o Portal Transparência da Casa. No site, os vereadores vão apresentar as contas da gestão de seus mandatos. As informações poderão ser consultadas por qualquer pessoa. O cidadão terá acesso a projetos, ordem do dia, orçamento, relatórios, contratos, atas, presenças em plenário, custeio, viagens, processos licitatórios e administrativos. O lançamento do portal acontece às 10h no Centro de Cultura da Câmara Municipal, e terá à frente o presidente da Câmara, Alan Sanches (PMDB). Verdadeiramente, deveríamos adotar em Cruz das Almas, nas esferas, Legislativa, Executiva e congêneres este ato. Uma ação de hombridade da casa do povo Soteropolitana, um belo exemplo de transparência no trato com o erário. Ainda na próxima segunda-feira, 17 de agosto, durante a Sessão Ordinária, vamos apresentar a Mesa Diretora uma indicação, verbal, ao Presidente da Câmara e o Prefeito Municipal, solicitando, gestões no sentido da implantação, urgente, do Portal Transparência Cruzalmense. Parabéns ao vereador Alan Sanches (PMDB).

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Jequié sedia o 10º regional do PMDB

As lideranças partidárias de Jequié e região estão mobilizadas nos preparativos para a recepção do ministro Geddel Vieira Lima e de toda a direção do PMDB da Bahia no 11º Encontro Regional do partido. O evento acontecerá no próximo domingo, 16 de agosto, no Palácio das Artes, localizado na Avenida Rio Branco, das 8h às 14h. Este será o primeiro encontro após o rompimento da aliança do PMDB com o PT da Bahia. Antes os encontros eram realizados no intuito de discutir um dilema: candidatura própria ou manutenção da aliança com o PMDB. Desde o primeiro evento, a tese pela candidatura própria revelou-se praticamente uma unanimidade e esse acabou sendo um dos fatores que influenciaram o rompimento da aliança. Agora, segundo Lúcio Vieira Lima, os Encontros Regionais serão realizados com outro teor: “é o momento de consolidarmos o nome de Geddel Vieira Lima ao governo do Estado, de nos articularmos com outros partidos para a formação de futuras alianças e de prosseguirmos discutindo soluções para os problemas da Bahia”, disse.Para Luiz Amaral, prefeito de Jequié, este é um momento de vivência partidária. “Espero que possamos discutir a política regional e brasileira do atual momento e reafirmar a candidatura do ministro Geddel ao governo do Estado”, disse. O evento também é recebido de braços abertos pelo prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves. “A expectativa é grande. Estamos trabalhando para efetivar uma candidatura própria para o governo do Estado e o povo de Ipiaú, com certeza, apóia Geddel”, declarou.O professor Domingos Santana, coordenador do evento, destaca a satisfação do PMDB baiano em realizar mais um Encontro Regional do partido. “Esperamos fazer uma grande festa de congraçamento com os filiados de Jequié e região”, disse.Este será também o primeiro encontro após a filiação dos militantes socialistas à legenda peemedebista. Em Jequié e região, lideranças locais do PSB também se ingressaram no PMDB, cuja cerimônia de filiação aconteceu no último dia 8 de agosto, em Salvador.

Prefeitura já firmou convênio no ano passado para melhorias no Bairro Alberto Passos

Homologado entre o Ministério das Cidades (Governo Federal), e a Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, em 05/06/2008 (período Eleitoral), no valor de R$ 379.396,22, que teve como ganhadora da licitação a empresa, CSC ENGENHARIA LTDA, com prazo estabelecido no contrato extrapolado, a pavimentação e drenagem pluvial do bairro Alberto Passos já era para ter sido realizada, no entanto, conforme nota, a situação no local é de abandono. Iremos nos movimentar, conforme as reais prerrogativas da edilidade, no sentido de cobrar do prefeito a elucidação dos fatos.

Romildes Oliveira (PMDB) investe em educação e saúde em Cabaceiras do Paraguaçu

Cabaceiras do Paraguaçu, município de 18 mil habitantes, localizado a 150 quilômetros de Salvador, começou a viver uma nova realidade desde que a peemedebista Romildes Oliveira assumiu a prefeitura, após ser eleita com 52,85% dos votos no ano passado. Em apenas sete meses de trabalho – de janeiro a julho de 2009, a Prefeitura restaurou 28 escolas e dez postos de saúde, distribuiu fardamento para 4.200 alunos, recuperou estradas, entre outras ações que visam a melhoria da condição de vida da população.

De acordo com Romildes Oliveira, que é professora, a educação é uma das prioridades de seu governo. Neste sentido, uma das primeiras atitudes tomadas foi a elaboração de um novo plano de cargos e salários para os professores. Atualmente, em Cabaceiras do Paraguaçu, um professor inicial de 40 horas recebe R$ 1.140,00. “Acho que não há na Bahia salário tão bom quanto esse para professor inicial. E os salários são sempre pagos em dia”, afirma.

A prefeita relata que, desde o início da sua gestão, 28 unidades escolares já foram restauradas, a exemplo da escola Abílio Damasceno, na localidade do Alecrim, que foi ampliada e modernizada. Foi distribuído fardamento para 4.200 alunos da rede municipal de ensino da Unidade Escolar João Martins Gonçalves, da localidade de Nova Aparecida, que atende crianças do ensino infantil.

Obras

Logo que chegou à prefeitura, Romildes investiu na recuperação do Paço Municipal. “Seria impossível trabalhar e atender à população nas condições em que se encontrava o local”, conta. Na área de saúde, priorizou a construção do novo posto médico na localidade de Nova Aparecida e a recuperação de dez postos de saúde. Segundo a prefeita, há também quatro unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) funcionando com equipes completas no município.

O Mercado Municipal de Geolândia foi reformado e foram realizadas melhorias também nas estradas vicinais do município e na estrada que liga Tupiaçu a São José. “É gratificante trabalhar e ver os resultados. Esse é só o começo, pretendemos fazer muito mais”, diz.

Apoio a Geddel

Para Romildes, a candidatura de Geddel Vieira Lima ao governo em 2010 traz esperanças de uma Bahia melhor. “É maravilhoso o PMDB ter uma candidatura própria. Geddel é uma pessoa que ama muito nosso estado, tenho certeza de que ele será um excelente governador, como tem sido um excelente ministro. Sua atuação dinâmica e ágil à frente do governo estadual vai refletir em cada município baiano”, comenta.

Castro Alves

O município de Cabaceiras do Paraguaçu, pertencente à microrregião de Santo Antônio de Jesus (150 km de Salvador), é conhecido por suas belezas naturais e por ser a cidade na qual nasceu o poeta Castro Alves. Todo ano, no dia 14 de março, o aniversário do poeta é comemorado. Segundo a prefeita, a festa não estava recebendo a atenção merecida, e este ano, a homenagem foi revitalizada. O 162º aniversário de nascimento de Castro Alves foi comemorado com missas, passeio ciclístico, apresentações musicais e cortejos culturais.
Fonte: PMDB

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Câmara Municipal de Muritiba movimentada nesta quinta-feira

O Blog Muritiba News, divulga as atividades parlamentares desta quinta-feira, 13 de agosto, na Câmara de Vereadores Muritibana. Logo pela manhã será realizada uma audiência pública. O objetivo da audiência é discutir a reforma da Lei Orgânica Municipal de Muritiba, que há muito se encontra desatualizada. Nesse primeiro momento, estará em discussão as matérias relativas à educação e esporte. A iniciativa da Mesa Diretora da Câmara, presidida pela vereadora Sued Tosta (PC do B), é oportuna e democrática, pois permite a revisão da lei com a participação da sociedade no processo de atualização do texto legal. A audiência foi amplamente divulgada na imprensa e através de serviço de som na cidade. Aguarda-se grande participação popular no evento, que terá início às 09:00 horas. Termina amanhã, 13 de agosto de 2009, o recesso parlamentar na Câmara Municipal de Muritiba. Está prevista a realização de sessão ordinária, a partir das 18:00 horas, no prédio-sede do Poder Legislativo. O reinício dos trabalhos da Edilidade deveria ter se dado em 06/08/2009. Contudo, em razão da necessidade de preparar a Câmara para a sessão solene comemorativa do 08 de agosto, aniversário de Muritiba, a presidente da Câmara, Sued Tosta, decidiu adiar a volta aos trabalhos legislativos. A sessão de reabertura dos trabalhos da Câmara, todavia, promete ser em temperatura elevada.

Rua Duque de Caxias em Cruz das Almas necessita de gestões


Fotos: Luis Santana CaldasOs moradores da Rua Duque de Caxias, Bairro Alberto Passos (Atrás do Campo), convivem diariamente com muita poeira, lama, esgoto a céu aberto e vegetação sem as devidas podas, além de animais soltos na rua. Situações como essas já se tornaram rotina, revoltados os moradores pedem providências do poder público. Nesta quarta-feira, nosso mandato, viu de perto a situação, a rua está coberta de lama, buracos, mato e esgoto. Os populares contaram que quando chove convivem com a lama. Nos períodos de sol, de acordo com os moradores, as pessoas são atormentadas com a poeira.

Ex-prefeito de Conceição do Almeida é condenado pelo TCM a devolver R$ 220 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios, em sessão realizada nesta quarta-feira (12/08), julgou procedente a denúncia contra o ex-prefeito de Conceição do Almeida, Joel de Souza Neiva, por irregularidades em sua administração durante o exercício de 2007. O relator, conselheiro Paolo Marconi, determinou formulação de representação ao Ministério Público, ressarcimento de R$ 220.650,12 e multa no valor de R$ 5 mil.Cabe recurso da decisão. De acordo com a denúncia a punição foi lavrada a partir da falta de justificativas e comprovação documental das saídas de numerário, no montante de R$ 220.650,12, e do ingresso de numerário de origem não identificada, na quantia de R$ 132.500,00, da conta do FUNDEB. Também deixou de serem encaminhados ao TCM os dados indicativos dos servidores daquela entidade, referentes ao 4º trimestre e 13ª salário. Transcorrido o prazo para defesa, o gestor não apresentou qualquer justificativa nem documentação para contestação das irregularidades.

Fonte: Política Livre

Enquanto isso...

Verdadeiramente, há um disparate entre as necessidades e o que devemos denominar de vaidades, devaneios... Enquanto escolas estão abandonadas: Caminhoá, Gurunga, Tiririca e Rebouças; Postos de Saúde estão fechados: Lisboa, Lagoa do Cedro, Caminhoá; a crise mundial se despede do Brasil, contudo ainda requer cautela. As instituições, a exemplo da Delegacia e Santa Casa de Misericórdia, necessitam de ajuda. A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas esbanja dinheiro, público, alugando salas, casas e prédios, mas os desperdícios não param por aí... Informações extraídas do site da atual administração municipal dão conta que a Secretaria de Infra-estrutura reforma Paço Municipal com novo piso, pintura de todas as salas, instalação de nova portaria com blindex e recuperação da fachada, porém estamos precisando urgentemente de transparência. É salutar divulgar as ações do governo, entretanto é melhor ainda a população saber quanto se gasta nos aluguéis e os valores da reforma da prefeitura. E mais, quem realizou as obras. Além da cristalinidade nos atos públicos, é necessário austeridade com o erário e ocorrer à lei das prioridades.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vereadores se reúnem em mais uma Sessão Ordinária

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 10 de agosto de 2009, no Plenário da Câmara Municipal de Cruz das Almas, mais uma Sessão Ordinária. Depois da leitura da ata e do material constante na pauta, passou para os expedientes (momento da sessão onde os vereadores usam da palavra), entretanto não houve grande expediente em virtude da pauta estar muito carregada, apenas houve o pequeno expediente, onde os edis inscritos usaram da palavra por 05 minutos. Logo após foram iniciadas as votações (ordem do dia), apenas uma matéria foi rejeitada, o requerimento de nossa autoria que solicitava elucidação dos gastos públicos com as festas do São João 2009 em Cruz das Almas. Na tribuna, durante o tempo regimental (5 minutos), nosso mandato cobrou mais eficiência nos serviços de saúde da rede municipal, notadamente na Santa Casa de Misericórdia. O vereador Nego da Farmácia (Dem) propôs uma audiência pública para debater a regulamentação da profissão de moto taxistas em Cruz das Almas, apesar de algumas discussões mais acirradas, a matéria prosperou.

domingo, 9 de agosto de 2009

Vereador lança Blog

O vereador da cidade de Muritiba, José Carlos Brandão Filho (PR) lança, em fase experimental, sua nova ferramenta de comunicação. Ele adentrou a blogosfera a fim de facilitar o acesso às informações sobre a Câmara Municipal de Muritiba. O MURITIBA NEWS tem a finalidade de publicar notícias sócio-político-econômico-culturais de forma isenta e transparente, possibilitando a participação ampla dos cidadãos e cidadãs internautas nas discussões e debates acerca de temas polêmicos de interesse da sociedade. O Vereador José Carlos Brandão (PR) está no terceiro mandado eletivo, apresenta-se como uma das grandes promessas da política muritibana, além disso é a primeira autoridade pública daquela cidade a utilizar as novas ferramentas de interatividade virtual. Visitem!

Muritiba comemorou 90 Anos de Emancipação Política

Em comemoração aos 90 anos de Emancipação Política do Município de Muritiba, neste dia 08, foram realizados diversos eventos. Logo pela manhã, às 8:30 h, houve o hasteamento dos Pavilhões na Câmara de Vereadores, em seguida, uma Missa Solene foi celebrada na Igreja Matriz de São Pedro. Logo após, sob a presidência da Vereadora Sued Tosta (PC do B), aconteceu uma Sessão Solene na Casa Legislativa do Município, onde na presença de todos os Edis muritibanos, do prefeito Epifânio (Babão), da primeira-dama a Sra. Ivete Sampaio, da vice-prefeita, Sra. Marlúcia, além de diversas personalidades locais e da região que foram homenageados e agraciados com o Título de Cidadão Muritibano, bem como, a Medalha 08 de Agosto. Também marcaram presença nomes do cenário político baiano, a exemplo dos deputados estaduais Sergio Passos (PSDB) e Javier (PC do B), além da destacada e atuante, deputada comunista Alice Portugal, que foi a oradora oficial da Magna Sessão. À tarde, por volta das 15 h, foi realizado o grandioso e já tradicional desfile cívico, com a participação das unidades escolares, grupo de fanfarras, dentre outros.

Fonte: Natanael Luis

sábado, 8 de agosto de 2009

PMDB e PT em Cruz das Almas

Os chamados antigos peemedebistas cruzalmenses, Valdomiro Negão e Altamira Muniz, membros do diretório estadual e municipal do partido, baluartes, que conduzem esse legado há aproximadamente trinta anos, amigos do então Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que recebeu elogios a poucos dias do presidente Lula (o petista ressaltou o profissionalismo e a competência do ministro Geddel e disse que em 500 anos de história o Brasil nunca teve um ministro tão ágil), após a verticalização nacional e as alianças entre as agremiações partidárias na Bahia PMDB e PT em 2006 apoiaram o projeto, até então desacreditado da candidatura de Jaques Wagner ao governo do estado da Bahia em 2006. É bom que se diga que Geddel apoiou Wagner desde o início, um dos primeiros, sendo cobiçado pelo PFL da época, hoje DEM, para ocupar uma vaga na chapa majoritária, optou por uma aliança que consequentemente culminou na vitória petista. Nesse período por força do ex-Deputado Gerson de Deus estar mesmo estremecido nas relações pessoais com o Ex- Senador Antonio Carlos Magalhães apoiando o projeto do antigo PFL com Paulo Souto, nós, Dr. Jean e André Eloy, estávamos fiéis e leais ao nosso mandatário da época (Gerson de Deus), no entanto a própria história (resultados) se encarrega de narrar o restante. Na época Valdomiro Negão e Altamira Muniz (PMDB) marcharam juntos às forças petistas cruzalmense rumo à vitória de Jaques Wagner. Daí então (2007), a ingratidão peculiar que mora no lado esquerdo da estrela vermelha ocupou o lugar da lealdade. Apenas uma coordenação na DIREC 32 fora dispensada para aqueles que lhes foram fiéis, o PMDB. Isto quer dizer que em Cruz das Almas o PMDB que ontem fazia parte do governo Wagner em quase quatro anos teve um cargo na estrutura administrativa do estado. Nos dias de hoje o PMDB baiano, dando uma aula de espírito público e desprendimento, entrega todos os cargos que lhes foram conferidos.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Prefeito de Maragojipe terá que devolver R$ 13,9 mil

Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quarta-feira (05), votou pela procedência parcial da denúncia contra o prefeito de Maragojipe, Sílvio José Santana Santos, pelo cometimento de irregularidades na movimentação de recursos de royalties, saída de numerário da conta bancária do FUNDEB sem suporte documental e divergências entre lançamentos efetivados e a soma dos processos de pagamento apresentados no exercício de 2007.

O relator, conselheiro José Alfredo, determinou ressarcimento ao cofres municipais, com recursos próprios, da quantia de R$ 13.953,16, devidamente corrigida, e aplicou multa no valor de R$ 2 mil.

O termo de ocorrência foi lavrado com o objetivo de apurar a regularidade na utilização dos recursos de Royalties/Fundo Especial, uma vez que o município recebeu o montante de R$ 197.437,95 e as despesas efetivamente realizadas atingiram o valor de R$ 192.506,44, restando assim um total de R$ 10.180,00. Registre-se também que a existência de saldo, no início do exercício de 2007, era no importe de R$ 10.767,88 e, ao final, de R$ 24.299,96.

Foi detectado também divergência entre o somatório dos documentos de despesa e o montante registrado no demonstrativo correspondente, dos meses de abril, R$ 8.250,00, e outubro, R$ 4.530,00, configurando realização de pagamento sem suporte documental no montante total de R$ 12.780,00.

Acabou a aliança entre PMDB e PT na Bahia

Uma aliança unilateralista que serviu, apenas, para ajudar a levar ao poder um partido político, leia-se Partido dos Trabalhadores (PT), como disse em tom arrogante o governador Jacques Wagner (PT) em entrevista: “Quem ganhou a eleição em 2006 fui eu”, chegou ao fim. O PMDB não faz mais parte do governo da Bahia, ou melhor, do governo Wagner. Confesso que nunca me sentir parte deste projeto, até porque entrei no PMDB em 2007, efetivamente não participei do processo eleitoral, não votei em Wagner, não ajudei a construir isso. No entanto, posso afirmar que o partido a qual eu represento, mui dignamente, o PMDB, tentou ajudar a Bahia de todas as formas, com todas as suas forças, todavia nunca obteve do governador, e, do governo a respeitabilidade, a cumplicidade de uma aliança vitoriosa que foi fundamental para as eleições de 2006, determinante para a culminância petista na Bahia quebrando os paradigmas hegemônicos de 16 anos do grupo carlista. O governador e seu partido nunca foram leais com Geddel e tampouco com o PMDB. Pode-se citar as perfídias de 2008 com o prefeito reeleito da capital baiana, João Henrique (PMDB). Vamos à luta PMDB, formar as alianças, vamos às ruas, tocar no coração de cada baiano à esperança.

Audiência Pública

Inicia-se hoje, na Câmara Municipal de Cruz das Almas, o que devemos denominar de marco zero das discussões acerca da secular queima de espadas em Cruz das Almas. A Câmara irá promover uma audiência pública na noite desta quinta-feira, 06 de agosto, para debater o tão polêmico tema. O preponente da audiência pública é o vereador Gerson Rubronegro (PSDB). O requerimento foi aclamado por unanimidade dos vereadores.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Caminhoá: Um lugar esquecido


Na contemporaneidade vivemos um avassalador processo, muitas vezes, com imposição de aparentar que está tudo bem, mas a realidade mostra outras faces. Esquecida e jogada ao ermo, a comunidade rural de Cruz das Almas, Caminhoá, que abriga, ou melhor, abrigava dentre as estruturas municipais um poço artesiano, uma escola e um posto de saúde, é o reflexo mais contundente do mediatismo e do abandono. O antigo e desativado poço artesiano goteja a esperança da chegada do líquido precioso, a água, que sem sombras de dúvidas é o maior sonho daquele povo. A escola que com certeza alfabetizou muitos dos nossos compatriotas está abandonada, a estrutura física se decompõe, lacerando sonhos, o posto de saúde está fechado por falta, dentre outras coisas, de água. O povo do Caminhoá não contracena com a “surrealidade” dos leitos de UTI, da central de regulação e dos m² de pavimentações. A impressão é que estão esquecendo o primário e tentando arrumar aquilo que aparenta dar mais resultados (votos), o secundário.

Retorno do recesso parlamentar

Aconteceu ontem no plenário da Câmara Municipal de Cruz das Almas o reinício dos trabalhos legislativos do segundo semestre de 2009. Ânimos acirrados e uma pauta cheia marcaram a sessão legislativa. O vereador Joca (PTC) fez duras críticas ao governo municipal referente as ausências de ações na zona rural da cidade. Manu (PT) proferiu um belo discurso em defesa da edilidade como um todo. Na ordem do dia foram votados diversos pareceres entre eles algumas matérias de nossa autoria.

domingo, 2 de agosto de 2009

Domingo

Hoje é mais um domingo! Como dizia o meu pai nos tempos de criança: “Hoje é domingo, Pé de cachimbo, Cachimbo é de barro, Bate no jarro, O jarro é de ouro, Bate no touro, O touro é valente Chifra a gente, A gente é fraco, Cai no buraco, Buraco é fundo, Acabou o mundo”... Que saudades. É domingo, é fim de tarde, a chuva cai no telhado, à criança chora na varanda, em instantes sorri novamente, é domingo. Meu Bahia perdeu, mas o meu semblante que reflete no espelho é de paz, meu coração está feliz, vivo sem sombras de dúvidas um momento ímpar. Na vitrola, o poeta Almir Sater canta e encanta: “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais... Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz... De ser feliz...” e eu me pego a refletir. Amanhã, segunda-feira, eu começo a caminhada rumo aos conhecimentos, me afastarei um pouco do blog, pois essa caminhada requer empenho, entretanto posso vos afirmar que sempre que dê estarei por aqui. Amanhã completará 60 dias que retomamos as atividades blogueiras. Muito obrigado a você que passa por aqui, mesmo que seja apenas de passagem e a você que vêm aqui todos os dias, e, até varias vezes no dia, aquele abraço.

Câmara Municipal de Cruz das Almas: Fim do recesso

Amanhã será iniciado os trabalhos legislativos do segundo semestre da legislatura 2009/2012. Legitimamente, é um orgulho poder ter contribuído, efetivamente, para Câmara Municipal de Cruz das Almas está adequada aos parâmetros éticos necessários na vida pública contemporânea. Quando assumimos o mandato eletivo 2005/2008 sabíamos que teríamos árduos desafios e muitas responsabilidades. Entretanto, fundamentado nos direitos legítimos conquistado nas urnas de defender com unhas e dentes uma ampla reforma na política municipal, enfrentamos as mazelas antagônicas. Com muita coragem denunciamos desmandos e propomos um Pacote Ético, censurado a princípio, contudo legitimado quando observamos as seguintes leis sancionadas: a criação do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Cruz das Almas; a diminuição das férias dos vereadores, que passaram de 90 dias anuais para 45 dias (atualmente os períodos de recesso parlamentar são de 18 a 31 de julho e de 23 de dezembro a 1º de fevereiro); além disso, também foi abolida a remuneração por ocasião de sessões extraordinárias; e o fim do voto secreto. Após grandes lutas, a Câmara Municipal aprovou, do mesmo modo, a lei antinepotismo, uma conquista para Cruz das Almas, pois temos o privilégio de ter uma lei específica contra o nepotismo, lei pioneira na Bahia e no Brasil. Estas são algumas das grandes conquistas éticas do povo de minha terra.
Assista ao vivo toda segunda-feira 19h30min. Clique aqui.

Grupo A Tarde desmistifica dados da prefeitura municipal de Cruz das Almas

Sob o título: Bahia cria 9 mil postos de trabalho formal em junho, o A Tarde Online desmistifica dados da prefeitura municipal de Cruz das Almas. Do mesmo modo que havíamos divulgado anteriormente.


As oportunidades de emprego aumentaram na Bahia neste mês de junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 7, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O balanço entre as contratações e os desligamentos deste mês indicam que foram criados cerca de 9 mil postos de trabalho no estado, com um saldo positivo de cerca de 17 mil novas vagas com carteira assinada desde o início do ano.


Os setores que mais se destacaram na contratação de novos profissionais neste mês de junho foram Agropecuária, com 3.160 novos postos, Serviços, com 2.086 postos e Indústria de Transformação, com 1.870. Também tiveram aumento no número de contratações os setores do Comércio, Construção Civil, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Administração Pública. Apenas o setor de Atividades Extrativas Minerais teve redução nas oportunidades, com uma perda de 228 vagas de emprego.


O resultado positivo da Bahia, no entanto não foi suficiente para alterar o panorama regional. De janeiro a maio de 2009, o Nordeste perdeu 92.114 postos de trabalho. No período, o estado ficou entre os cinco que mais aumentaram as contratações formais, depois de São Paulo (44.521), Minas Gerais (37.518), Paraná (11.682) e Espírito Santo (10.061).


MUNICÍPIOS – Os municípios do interior foram os mais beneficiados pelas novas oportunidades de emprego, com aproximadamente 80% dos postos criados. De acordo com os dados da SEI, a situação se repetiu em todo o País, com apenas 25% das vagas geradas em grandes centros urbanos.


Na Bahia, entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, o maior número de contratações foi registrado em Juazeiro, com 2.276 novos empregos formais, Salvador, com 1.508, e Lauro de Freitas, com 609. Em Salvador, o setor que mais contribuiu nesse cenário foi o da Construção Civil, com 40% das contratações. Por outro lado, os menores saldos de emprego foram registrados em Cruz das Almas, Mata de São João e Campo Formoso.

sábado, 1 de agosto de 2009

Um verdadeiro sucesso o 9º Encontro PMDB 2010 em Irecê

Deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas diversas fizeram do 9º Encontro PMDB 2010 em Irecê um verdadeiro sucesso. O decano deputado estadual Reinaldo Braga fez questão de destacar as inúmeras características inerentes a um bom gestor, e segundo ele, o ministro da Integração Nacional preenche todos os pré-requisitos. “Vossa excelência é o nome que enobrece a Bahia. Predestinado, você já sabe o que quer e o que interesse a Bahia. Geddel é um ministro e carrega consigo um diferencial máximo de inteligência”. O presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima, aproveitou o momento do seu discurso para descrever como funciona o seu comando frente ao partido. Segundo o presidente, ele dirige com uma visão dupla: de pai e jardineiro. “Como pai, opinando e contribuindo para o crescimento de uma família com estruturas sólidas: ‘a família PMDB’. Como Jardineiro, ele destacou uma função específica, a de regar a semente plantada por Geddel Vieira Lima enquanto comandava a legenda. “Geddel deixou sementes de coragem, trabalho, luta e, acima de tudo, de homem que ama a Bahia. “Diante de tanto trabalho, eu queria dizer para todos vocês: esse sim é o verdadeiro partido dos trabalhadores que está pronto para assumir o governo do Estado em 2010”, O ministro da Integração Nacional Geddel iniciou o seu pronunciamento. Sem frases prontas, o ministro disse que as pessoas tem o direito de imaginar que o político experiente sabe exatamente o que falar. “Meu Deus do céu, como encontrar as palavras para dizer tudo em que acredito, olhando nos olhos de cada um de vocês, filhos dessa terra, penso em discutir de que forma podemos construir o futuro da Bahia. Sei como fazer o melhor”, acredita Geddel. O ministro enfatizou a sua disposição e desejo de assumir o comando do Estado. “Sou um obreiro, acordo cedo, não tenho hora para dormir para fazer sair do papel as obras que interessam a Bahia. Não vou voltar atrás. O que está sendo implantado na Bahia não é o que sonhei. Por isso, estou pronto para assumir este desafio”.

Cenas Hollywoodianas

Nesta última semana, alusiva as festividades do 29 de julho, data magna da cidade rainha do recôncavo baiano, assistimos de quase tudo. Atores da política local e estadual protagonizaram com maestria ações de governo com claras intenções eleitoreiras. Não podemos esconder a magnitude de algumas ações governamentais em Cruz das Almas, entretanto cenas pitorescas nos fizeram rir e até repulsar diante do cinismo e da forma grosseira das interpretações e ações, outrora criticadas. Fizeram de tudo. Inaugurações relâmpagos, tardias e até as ilusionárias. O imediatismo contumaz juntado a inaptidão formaram o enredo. A antiga e necessária reivindicação da pavimentação da Crisógno Fernandes enfim saiu. Os recursos da ordem de R$ 1.081.933,45 que foram homologados em 20/12/2007 foram “investidos” em 12 mil metros de calçamento. A conta é simples: as empreiteiras cobram uma média de R$ 34,00 em cada m² de pavimentação, nas contas perfaz-se um total de menos de 50% dos recursos recebidos. O que, na simples aritmética, dá uma sobra considerável para arborização e paisagismo. As obras dos bairros D. Rosa no valor de R$ 616.741,15 e Areal/Miradouro no valor de 2.416.434,01 perfazem um total acima de três milhões de reais, ambas com prazos estabelecidos nos convênios, prazos estes extrapolados, obras inacabadas e problemas estruturantes sérios. Ainda não foram inauguradas. A pavimentação do bairro D. Rosa, importante obra deste governo, foi “concluída” nas vésperas das eleições passada (2008), contudo as obras de saneamento do PAC se encarregaram de quebrar parte do que havia sido “feito” a menos de um ano atrás e lá está um lamaçal e uma buraqueira terrível. E sabe quem é que faz a operação tapa buracos do PAC? Se antigamente era um raquítico jacaré que levava fama, agora temos um famigerado crocodilo, verdadeiramente, abocanhando o erário. Já o Areal e o Miradouro que recebem grandes obras de infra-estrutura, infelizmente essas intervenções esbarraram numa incompetência tremenda, dentre outros adjetivos. Apesar dos quase dois milhões e meio de reais, muitas ruas estão sem pavimentação (na lama), e, após as "obras" as casas inundam com água das chuvas e dejetos para desespero dos moradores. Para nossa estranheza a ganhadora da milionária licitação das obras do Areal/Miradouro, a FCK Construções e Incorporações Ltda, é a maior doadora da campanha milionária do prefeito Orlando Peixoto (PT) nas eleições passada (2008). Mas a pirotecnia não parou por aí. Na área de saúde inventaram uma unidade satélite para o bairro da Tabela. Inauguraram, com foguete e tudo, uma pedra fundamental do PSF na Toquinha. O que é realmente pedra fundamental para saúde pública? E o pior, os dez (10) leitos de UTI enfim chegaram. Mas como assim? As normativas para implantação de serviços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) são rígidas. Em primeiro lugar, quais são os equipamentos? Depois, quem são os profissionais das equipes multiprofissionais e interdisciplinares? Por fim, onde estão às estruturas com os equipamentos para os exames complementares e de rotina? Por exemplo: tomográfo, ecocardiográfico, laboratório exclusivo, entre outros. Acreditamos que demos um passo em direção a implantação da UTI em Cruz das Almas e não a inaguração. Como dizia um velho crítico, nos dias de hoje não tão maledicente assim: “Tocaram os foguetes e correram atrás das flechas”.