domingo, 9 de março de 2008

Municípios baianos pensam nas festas juninas

Um mês após o Carnaval, as atenções do público se voltam para os festejos juninos. Mesmo a aproximadamente cem dias dos eventos que homenageiam Santo Antonio, São João e São Pedro, dezenas de cidades do interior já lançaram campanhas para atrair visitantes. Nas grandes avenidas de Salvador, como a Paralela, e às margens da BR-324, rodovia que liga a cidade a Feira de Santana, outdoors anunciam o calendário com as atrações.
É nesse embalo que o município de Senhor do Bonfim, a 380 km de Salvador, pretende receber 60 mil turistas este ano. De acordo com a organização da festa, R$ 1 milhão serão investidos na realização do São João 2008. Segundo dados da secretaria de industria e comércio do município, a cidade possui 1,2 mil leitos disponíveis em 13 hotéis e 12 pousadas.
O gerente da Associação Comercial de Senhor do Bonfim, Domingos Marques, reclama do pouco faturamento obtido nos últimos anos. Segundo ele, as atrações "menos famosas" e o calendário – com o feriado de São João no meio da semana - prejudicaram o setor em 2006 e 2007. Apesar disso, Marques acredita que este ano, as vendas do comércio aumentem em 20%, no período. "Metade dos 600 estabelecimentos comerciais associados daqui contratam mão-de-obra extra durante as festas juninas".
De malas prontas - A família da professora Marlene Alves, 50 anos, freqüenta as festas juninas de Senhor do Bonfim há mais de dez anos. Segundo o seu filho David Silva, 26, as atrações têm deixado a desejar nos últimos três anos. "Antigamente havia boas bandas em todos os dias de festa. Hoje é apenas um grupo famoso por noite". David diz ainda que os festejos minguaram de 30 para apenas cinco dias na última década. Não é só Senhor do Bonfim que faz sucesso com a turma de Salvador. Municípios como Amargosa e Cruz das Almas também são bastante requisitados pelos baladeiros de junho. A promoter Helena Cristina Dedesma organiza excursões há três anos para Amargosa, e em 2008 pretende vender os 50 convites que vai disponibilizar, por um preço de R$ 230, a partir deste mês. "É sempre um sucesso, pois há um público variado, que já conhece o nosso trabalho e se tornaram clientes assíduos".
Os festejos do município também devem atrair a jornalista Manuela Vaz. Com a hospedagem garantida, ela pretende reunir uma turma de amigas para aproveitar uma semana na cidade do interior. Já em Cruz das Almas, na Região do Recôncavo, além das atrações musicais, os mais corajosos poderão conferir a tradicional "Guerra de Espadas".
*Fonte / A TARDE On Line

Nenhum comentário: