quinta-feira, 10 de abril de 2008

Apenas 30% dos baianos prestaram contas ao Leão

Apenas 293 mil, ou 29,3%, das cerca de um milhão de declarações esperadas pela Receita Federal na Bahia foram entregues até o início da tarde desta quarta. Faltam 21 dias para o fim do prazo, que é 30 de abril, e mais uma vez a maioria abre mão de receber a restituição mais cedo por deixar a declaração para os últimos dias.
Segundo Demian Fagundes, auditor da Receita na Bahia, os baianos estão entregando a declaração num ritmo mais lento do que o País, que já contabiliza 30,9% de declarações entregues. Mas o comportamento do contribuinte é semelhante ao do ano passado, quando mais da metade deixou para fazer a entrega nos últimos 12 dias dos dois meses de prazo.
Em todo o Brasil, a Receita espera receber 24,5 milhões de declarações. Fagundes garante que os sistemas da Secretaria da Receita Federal estão preparados para receber um grande volume de acessos, como já é esperado que ocorra ao final do prazo. “Se tivermos mais contribuintes antecipando a entrega, o fluxo será melhor, com menor risco de congestionamento”, afirma.
O melhor é evitar qualquer risco e entregar o quanto antes, aconselha a receita, que oferece como contrapartida aos mais rápidos a prioridade na restituição. Quem perder o prazo estará sujeito a multa de no mínimo R$ 165,74. O contribuinte pode entregar a declaração pela internet, em disquete nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica e em formulário de papel nos Correios, mediante pagamento de R$ 3,50.
Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, declarou na terça que as novas regras, que tornaram mais detalhada a declaração este ano, podem atrapalhar os que deixaram para os últimos dias. Dentre as novidades está a obrigatoriedade de informar o CPF ou o CNPJ dos recebedores de todas as despesas que serão deduzidas.
A Receita liberou nesta quarta 5.921 declarações na Bahia referentes ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)2007, ano-base 2006.

Nenhum comentário: