terça-feira, 15 de abril de 2008

Empregos com carteira assinada caem em Cruz das Almas


Dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego demonstram que nos últimos três anos a cidade de Cruz das Almas situada no Recôncavo Sul Baiano, a 146 km da Capital Salvador, obteve um péssimo resultado na contratação de emprego com carteira assinada. Diferente do que foi divulgado pela Prefeitura Municipal de Cruz das Almas na imprensa. Segundo o MTE, no comparativo dos últimos sete anos, de janeiro de 2000 a janeiro de 2004 houve 27.482 admissões. No mesmo período de janeiro de 2005 a janeiro de 2008, houve 11.502 admissões (resultados em todos os setores).
No setor de transformação (calçados), o grande pólo de emprego do município que tem oito fábricas capitaneadas pela Bibi Calçados, no comparativo dos últimos sete anos, de janeiro de 2000 a janeiro de 2004, houve 661 admissões no primeiro emprego e 365 no reemprego. No mesmo período de janeiro de 2005 a janeiro de 2008, houve apenas 420 admissões no primeiro emprego e 299 no reemprego.
Esses dados mostram que o desemprego em Cruz das Almas cresce a cada dia e nos últimos três anos o índice de emprego com carteira assinada vem caindo consideravelmente. Foi o que denunciou o vereador André Eloy (PMDB) na tribuna da Câmara Municipal de Cruz das Almas na última segunda-feira. Justificou ainda que os números de janeiro e fevereiro divulgados pela prefeitura municipal refletem a política nacional implementada pelo governo federal de combate a informalidade, a lei geral e o Super Simples.

Nenhum comentário: