quinta-feira, 10 de abril de 2008

Lula recomenda a Dilma que pare de falar em dossiê

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recomendou à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) que pare de falar sobre o dossiê que vazou do Planalto com gastos dos cartões corporativos usados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, da ex-primeira-dama Ruth e de ministros da gestão tucana, informa o blog do Josias de Souza.
Lula tenta evitar que se aprofunde o desgaste da imagem de Dilma, chamada pelo presidente como a "mãe do PAC" e tida como uma alternativa sucessória para as eleições de 2010.
No fim de semana, Lula e outros integrantes de sua equipe avaliaram que Dilma não se saiu bem na entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (4) sobre reportagem publicada na Folha acerca do dossiê anti-FHC. Lula atribui parte do infortúnio da ministra à má vontade da mídia.
Segundo Lula, a imprensa construiu uma tese de que o Planalto montou um dossiê. Para o governo, a lista com gastos da gestão FHC é um "banco de dados" que poderia ser remetido ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à CPI dos Cartões Corporativos.
Segundo ela, as informações desse banco de dados seriam remetidas ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à CPI dos Cartões --em caso de solicitação das informações.
Nesta quarta-feira, a Folha informou que o presidente aconselhou a ministra a se concentrar no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e ignorar desgastes políticos.
Na tentativa de preservar imagem de ministra, presidente "desfilou" com ela ontem no Planalto. Ontem, por exemplo, Lula puxou a ministra pelo braço, levou-a diante das câmeras e afirmou a jornalistas, rindo: "Eu trouxe a Dilma aqui pra sorrir pra vocês". Ela sorriu, mas saiu imediatamente para o palco da cerimônia.

Nenhum comentário: