domingo, 2 de agosto de 2009

Grupo A Tarde desmistifica dados da prefeitura municipal de Cruz das Almas

Sob o título: Bahia cria 9 mil postos de trabalho formal em junho, o A Tarde Online desmistifica dados da prefeitura municipal de Cruz das Almas. Do mesmo modo que havíamos divulgado anteriormente.


As oportunidades de emprego aumentaram na Bahia neste mês de junho, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 7, pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O balanço entre as contratações e os desligamentos deste mês indicam que foram criados cerca de 9 mil postos de trabalho no estado, com um saldo positivo de cerca de 17 mil novas vagas com carteira assinada desde o início do ano.


Os setores que mais se destacaram na contratação de novos profissionais neste mês de junho foram Agropecuária, com 3.160 novos postos, Serviços, com 2.086 postos e Indústria de Transformação, com 1.870. Também tiveram aumento no número de contratações os setores do Comércio, Construção Civil, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Administração Pública. Apenas o setor de Atividades Extrativas Minerais teve redução nas oportunidades, com uma perda de 228 vagas de emprego.


O resultado positivo da Bahia, no entanto não foi suficiente para alterar o panorama regional. De janeiro a maio de 2009, o Nordeste perdeu 92.114 postos de trabalho. No período, o estado ficou entre os cinco que mais aumentaram as contratações formais, depois de São Paulo (44.521), Minas Gerais (37.518), Paraná (11.682) e Espírito Santo (10.061).


MUNICÍPIOS – Os municípios do interior foram os mais beneficiados pelas novas oportunidades de emprego, com aproximadamente 80% dos postos criados. De acordo com os dados da SEI, a situação se repetiu em todo o País, com apenas 25% das vagas geradas em grandes centros urbanos.


Na Bahia, entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, o maior número de contratações foi registrado em Juazeiro, com 2.276 novos empregos formais, Salvador, com 1.508, e Lauro de Freitas, com 609. Em Salvador, o setor que mais contribuiu nesse cenário foi o da Construção Civil, com 40% das contratações. Por outro lado, os menores saldos de emprego foram registrados em Cruz das Almas, Mata de São João e Campo Formoso.

Nenhum comentário: