quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Romildes Oliveira (PMDB) investe em educação e saúde em Cabaceiras do Paraguaçu

Cabaceiras do Paraguaçu, município de 18 mil habitantes, localizado a 150 quilômetros de Salvador, começou a viver uma nova realidade desde que a peemedebista Romildes Oliveira assumiu a prefeitura, após ser eleita com 52,85% dos votos no ano passado. Em apenas sete meses de trabalho – de janeiro a julho de 2009, a Prefeitura restaurou 28 escolas e dez postos de saúde, distribuiu fardamento para 4.200 alunos, recuperou estradas, entre outras ações que visam a melhoria da condição de vida da população.

De acordo com Romildes Oliveira, que é professora, a educação é uma das prioridades de seu governo. Neste sentido, uma das primeiras atitudes tomadas foi a elaboração de um novo plano de cargos e salários para os professores. Atualmente, em Cabaceiras do Paraguaçu, um professor inicial de 40 horas recebe R$ 1.140,00. “Acho que não há na Bahia salário tão bom quanto esse para professor inicial. E os salários são sempre pagos em dia”, afirma.

A prefeita relata que, desde o início da sua gestão, 28 unidades escolares já foram restauradas, a exemplo da escola Abílio Damasceno, na localidade do Alecrim, que foi ampliada e modernizada. Foi distribuído fardamento para 4.200 alunos da rede municipal de ensino da Unidade Escolar João Martins Gonçalves, da localidade de Nova Aparecida, que atende crianças do ensino infantil.

Obras

Logo que chegou à prefeitura, Romildes investiu na recuperação do Paço Municipal. “Seria impossível trabalhar e atender à população nas condições em que se encontrava o local”, conta. Na área de saúde, priorizou a construção do novo posto médico na localidade de Nova Aparecida e a recuperação de dez postos de saúde. Segundo a prefeita, há também quatro unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) funcionando com equipes completas no município.

O Mercado Municipal de Geolândia foi reformado e foram realizadas melhorias também nas estradas vicinais do município e na estrada que liga Tupiaçu a São José. “É gratificante trabalhar e ver os resultados. Esse é só o começo, pretendemos fazer muito mais”, diz.

Apoio a Geddel

Para Romildes, a candidatura de Geddel Vieira Lima ao governo em 2010 traz esperanças de uma Bahia melhor. “É maravilhoso o PMDB ter uma candidatura própria. Geddel é uma pessoa que ama muito nosso estado, tenho certeza de que ele será um excelente governador, como tem sido um excelente ministro. Sua atuação dinâmica e ágil à frente do governo estadual vai refletir em cada município baiano”, comenta.

Castro Alves

O município de Cabaceiras do Paraguaçu, pertencente à microrregião de Santo Antônio de Jesus (150 km de Salvador), é conhecido por suas belezas naturais e por ser a cidade na qual nasceu o poeta Castro Alves. Todo ano, no dia 14 de março, o aniversário do poeta é comemorado. Segundo a prefeita, a festa não estava recebendo a atenção merecida, e este ano, a homenagem foi revitalizada. O 162º aniversário de nascimento de Castro Alves foi comemorado com missas, passeio ciclístico, apresentações musicais e cortejos culturais.
Fonte: PMDB

Nenhum comentário: