segunda-feira, 19 de maio de 2008

Em caso de Dengue , Paracetamol ou Dipirona?

Um alerta sobre medicamentos considerados inofensivos mas, que na realidade não são, como é o caso do Paracetamol e outros.

Não se sabe , por que até 2001 o próprio Ministério da Saúde condenava o uso da Dipirona no controle da febre nos caso de Dengue, o mais usado anti térmico no Brasil e na Europa.
Contra indicar o Ácido Acetilsalicílico- AAS e Diclofenaco por causa da possibilidade de causarem hemorragia está bem explicado, mas a contra indicação da Dipirona, merece melhor explicação e investigação.
Esse grave equívoco, por parte do Ministério da Saúde e da Comunidade Científica resultou em graves problemas de saúde pública , pois aumentou e muito os casos de insuficiência renal e hepatite medicamentosa. Casos esses que resultaram em muitas mortes e pessoas com seqüelas que mantém muitas delas na dependência das máquinas de hemodiálise.
A cultura brasileira da auto medicação e falta de conscientização da própria classe médica faz com que o paracetamol seja usado em larga escala, e o que é pior, em alta dosagem nos casos de pacientes com febre devido à Dengue ou outras viroses. E, evidentemente que esse lamentável equívoco por parte do Ministério da Saúde e da Comunidade Científica, aumentou substancialmente o lucro dos laboratórios que comercializavam o Paracetamol...
Como muitas pessoas confundem o uso de certos medicamentos, o paracetamol ou acetaminofeno quando é associado a anti inflamatórios da classe do diclofenaco as complicações podem aumentar duplamente, resultando em insuficiência hepática e renal.
Qual seria a solução? Classificar os medicamentos à base de paracetamol e diclofenaco com traja preta e, divulgar à classe médica sobre o uso desses medicamentos. Também temos que acabar com todo tipo de publicidade sobre medicamentos.
É importante conscientizar à população e à classe médica de que a febre antes de mais nada é um mecanismo de defesa e, que há várias medidas não medicamentosas para controlar os efeitos de uma hipertermia acima de 38 ºC , como um banho frio, por exemplo e, que nos casos de Dengue o mais importante é o repouso e uma boa hidratação que pode ser por via oral.
Mas, que nos casos que se faz necessário o uso de anti térmico medicamentoso a Dipirona sob orientação médica é uma boa escolha, melhor a meu ver do que o Paracetamol.

Outro sintoma desagradavel além da febre é a dor muscular e dor de cabeça, ambos causados pela febre , razão pela qual não há necessidade da associação de anti térmico e analgésico do tipo diclofenaco.
E, que o combate do mosquito é o mais eficiente e econômico meio de vencer essa epidemia que tantos malefícios têm causado ao nosso país.

Nenhum comentário: