sábado, 3 de maio de 2008

Quatro candidaturas

O cenário político cruzalmense apresenta-se polarizado momentaneamente. Partidos políticos com mais notoriedade e densidade eleitoral querem candidaturas próprias, como nas vésperas de um casamento onde os noivos querem se casar a todo custo, os partidos políticos com maiores representatividade na rainha do recôncavo baiano defendem candidaturas próprias nas eleições de 05 de outubro próximo.
Os Democratas, na representação do seu Presidente Edson Ribeiro, aposta numa candidatura própria do partido. Edson articula e garante estar pronto para disputar o pleito com três vereadores, um deles Zé Ruque, o Presidente da Câmara Municipal. Mas, o DEM está dividido. Alguns membros do partido buscam um consenso com o PMDB, outra parte do partido trabalha um factóide: uma pouco provável união com o PSDB.
O PSDB por sua vez vive um dilema. Membros partidários divergem entre ficar na base do governo petista de Orlandinho e marcharem juntos até o final, outros debandam para uma candidatura própria na representação do habilidoso Alberto Santana, vereador por três vezes que agora quer disputar uma chapa majoritária, porém o PSDB continua na Administração Municipal com cargos importantíssimos. Cabe uma pergunta: Como um partido vai se opor a uma administração na última hora? Para lançar uma candidatura fundamentalmente tem que se ter pontos divergentes e não é o que se vê na prática. Vereadores e Secretários do PSDB, com exceção de Alberto Santana, vivem em plena harmonia com o PT e ninguém do partido arredou a mala no prazo de desincompatibilizar-se.
O PMDB de Dr. Jean e dos vereadores André Eloy e Paulinho Moraes, marcha sobre pressões oposicionistas. De um lado, a central de boatos: “o doutor não sai candidato”... “Geddel não vai lhe dar legenda”... “o doutor tem processos e não pode se candidatar”... Enquanto isso... O sagaz Dr. Jean adota uma linha “paz e amor”, e, coloca aos poucos sua pré-candidatura nas ruas. Algumas pesquisas de consumo interno apontam à popularidade do PMDB, mas o que assistimos é um Dr. Jean mais maduro e em busca de apoios e projetos. De longe cativa os Democratas.
O PT que após a saída de Josoaldo Cardoso (DEM) ficou com apenas Zé Moraes na câmara municipal, o Partido dos Trabalhadores Cruzalmense se embaraça em meios a arte de administrar e o difícil processo eleitoral para reeleição. Com todas as prerrogativas, Orlandinho deve ser candidato à reeleição com uma Administração marcada por contra tempos. O tradicional petista Orlandinho manifesta reações após a vitória do Governador Wagner. Recursos Estaduais chegaram a Cruz das Almas para obras apontadas pela oposição de eleitoreiras. É inegável o esforço do prefeito para se manter no cargo, costura com o PSDB e coloca o PDT na geladeira.

Nenhum comentário: