sábado, 24 de maio de 2008

SOS SÃO JOÃO DE CRUZ DAS ALMAS

Há mais de uma década Cruz das Almas se notabiliza no período junino com um dos mais animados e concorridos arraias, nos tempos de áureas chegando a receber uma população flutuante de 100 mil habitantes. As festas juninas na Bahia tiveram como precursores o Arraiá da Capitá e a festa de Cachoeira que durante anos animavam baianos e turistas. Depois surgiram outras praças no interior Baiano com festas juninas: Cruz das Almas, Amargosa e Senhor do Bonfim, mas Cruz das Almas despontava como a cidade mais procurada por turistas no São João, além do arraiá, a tradicional guerra de espadas atraia milhares e milhares de visitantes. No ínicio da década de 2000 a cidade ganhou mais um grande atrativo: o Forró do Bosque, uma festa de camisas que oferece uma grande estrutura e grandes atrações, por sinal este ano tem uma grade invejável: Chiclete com Banana, Aviões do Forró, Jamil, o cinqüentenário Trio Nordestino e Zezé de Camargo e Luciano. Nos últimos três anos, coincidentemente na democrática e importante alternância de poder, após a saída do prefeito Dr. Jean e o inicio do governo Orlandinho, o São João vive uma crise de identidade. A ausência de marketing e principalmente a pouca participação de grandes nomes da música torna o tradicional São João de Cruz das Almas pouco procurado e desacreditado pelos cruzalmenses. Este ano a maior parte dos baianos não sabe até a presente data quem são as atrações do São João de Cruz das Almas, pior, não temos um outdoor e/ou um simples cartaz divulgando a festa. Os comerciantes se queixam da vertiginosa queda das vendas no período, a rede hoteleira que tinha nesta época 100% de ocupação dos leitos hoje vive uma triste realidade de pouca procura, outro problema são as casas que eram alugadas por turistas, uma cultura de cidades balneárias foi adotada pelos cruzalmenses nos festejos juninos, hoje algumas casas ainda são alugadas, mas bem menos do que na época do apogeu. Enquanto isso cidades como Amargosa, Senhor do Bonfim, Piritiba e Santo Antonio de Jesus vivem uma pujança junina com grandes atrações e um marketing invejável.

2 comentários:

Anônimo disse...

A falta de "grandes atrações"só é sentida para aqueles que gostam da musica que a midia quer. O são joão de Cruz nunca será superado enquanto o povo puder fazer suas iguarias, fogueiras, e principalmente poder receber as pessoas em suas casas. Que se danem os que veem para Cruz atrás dos produtos que a midia vende. O verdadeiro forró é muito mais simples, serio, e isso é que precisa ser preservado. Que Os descartavéis se acabem e se recolham a sua insignificancia e que viva a raiz plantada por LUIZ GONZAGA. Viva o São João de Cruz, que mesmo sem midia é o melhor do mundo.
RR

Anônimo disse...

O comentário é muito engraçado, pois todos os argumentos são favoráveis a quem escreve. Não sou morador da cidade, apenas visitante, e percebo que o texto é essencialmente político. SOS Cruz das Almas soa como a sirene do SAMU resgatando os queimados na tradicional Guerra de Espadas.
Queria uma informação sobre a cidade, quando digitei no google as palavras que me trouxessem notícias sobre a mesma, e infelizmente, tive que ler um texto de um morador (ou deve ser político de oposição) que não contruibui em nada para o crescimento do São João de Cruz das Almas. E mais, concordo totalmente com as palavras do visitante anterior.