sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Então é 2008 Cruz das Almas! Ano de eleição municipal.


Em Cruz das Almas não é diferente das demais cidades do Brasil, o fervilhar do período pré-eleitoral já está aquecendo os bastidores políticos. Existem cogitações em torno de vários nomes, de prováveis candidatos a candidatos a prefeito e vice-prefeito que vão compor as chapas das disputas eleitorais 2008, partidos como os Democratas, PSDB, PT e PMDB, estão nas articulações.

Alguns dos grupos já estão quase definidos, mesmo de forma temática como é caso do grupo do atual prefeito Orlandinho (PT) que provavelmente terá um nome do PSDB como vice-prefeito em sua tentativa a reeleição à prefeitura de Cruz das Almas.

O PSBD deve apoiar novamente o PT?

Eis a questão!

A briga dentro do PSDB deve ser boa, o vereador Alberto Santana (PSDB) diz que é pré-candidato a prefeito, Beto do Ibama, como é conhecido, obteve mais de oito mil votos nas últimas eleições em 2006 para deputado estadual pelo PSDB sem o apoio do prefeito Orlandinho, legitimando o seu nome para disputa, mas este pré-projeto tem visíveis resistências dentro do seu próprio partido para uma candidatura própria do PSDB para prefeito. É difícil, já que o partido tem uma participação nuclear no governo municipal e não pensa em se afastar, a pasta de obras públicas, duas procuradorias no município e o controle da secretaria municipal de transporte e trânsito, além de vários cargos nos âmbitos das administrações municipal e estadual. Estão ainda na disputa interna nomes como o procurador do município, Valtércio Cerqueira, que sonha em ostentar um cargo eletivo novamente, e, Humberto Brandão, secretário municipal de obras, um dos homens de confiança do prefeito. Estes fazem parte do grupo majoritário que defendem veemente o nome de Orlandinho para encabeçar a chapa com o apoio do PSDB e uma vaga de vice para o PSDB. Vale salientar que Beto do Ibama assumiu na última segunda-feira, 31/12/2007, a liderança da bancada do prefeito na câmara municipal. Parece que as coisas estão se encaixando.

O PT cruzalmense permanece com suas divergências internas, como foi o caso do processo de eleição do diretório municipal, mas sem maiores fissuras para o projeto de reeleição de Orlandinho, a briga deve ficar por conta da edilidade.

Já o atual vice-prefeito, Dr. Raul Molina (PDT), apresenta-se no ostracismo, e indiferente às questões do município de Cruz das Almas, por sinal é secretário municipal de saúde em Conceição da Feira, parece definitivamente fora dos planos do prefeito e do seu grupo para 2008. Mas o PDT ainda ocupa uma pasta no município, a secretaria da administração, além de uma vereadora na câmara, a ex–líder de bancada Margarida Carvalho. O PDT deve apoiar o projeto de reeleição do prefeito.


O prefeito Orlandinho e o seu grupo perderam bons quadros nos últimos três anos, como é caso do vereador Josoaldo Cardoso, hoje filiado ao DEM e o suplente de vereador Jorge Gomes, atualmente filiado ao PMDB, o escritor e ex-vereador Alino Mata Santana (PPS) que foi candidato a vereador em 2004 na coligação do prefeito, diz que nunca na sua história política foi tão desprestigiado por um “aliado”.

“Nunca fui chamado para tomar um cafezinho com o atual prefeito. Melhor... Não tem nem um gari indicado pelo PPS nesta administração. Já fui mais bem tratado pelo ex-prefeito Dr. Jean, quando era prefeito e eu oposição”. Diz Dr. Alino, que reprova a administração municipal.

Mesmo diante das perdas o prefeito aglutinou alguns nomes ao seu projeto de reeleição como exemplo os ex-vereadores Francisco Mota (Pará) e Mário do Jornal, ambos estão filiados ao PTB. O controle do PTB municipal é de Gilson Cochoco, filho do legendário Carmelito Barbosa Alves. Cochoco diz que tem algumas divergências com a atual administração municipal, mas ainda não manifestou sua posição para 2008.

No mais é esperar até as convenções em junho.

Um comentário:

Unknown disse...

PTSDB: coligação em 200 cidades.
O PT e o PSDB já estão acertando coligação em 200 cidades, nas eleições municipais, um crescimento de 65% em relação a 2004. Isto demonstra que os dois partidos estão cada vez mais afinados e mais próximos, apesar do episódio de Belo Horizonte, onde o PT nacional vetou Aécio, e não os tucanos. Mas não seja por isso. Minas tem mais de 60 municípios onde tucanos e petralhas vão estar no mesmo palanque, em muitos deles com prefeito e vice. Como diz o chefe dos aloprados, Ricardo Berzoini, "cada caso é um caso e vamos estudá-los à luz das conjunturas locais, estaduais e nacional. A decisão sobre Belo Horizonte não cria jurisprudência para nada, mas é claro que alguém pode apelar para isso." Isto significa que, quanto mais próximo das eleições, menos oposição tucana teremos ao governo Lula. Afinal de contas, deputados federais e senadores são eleitos com o voto das pequenas paróquias, onde partido político vale muito pouco.
" Isso quer dizer em simples palavras que em politica vale tudo, só não vale cumprir promessas de campanhas "!!!
Cesar Porto - Jornalista