segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Presos na Antártida por mau tempo, parlamentares esperam retornar nesta segunda

O mau tempo na Antártida impede a volta de um grupo de 13 parlamentares brasileiros ao país --eles saíram do Brasil na segunda-feira (22) e deveriam ter retornado na sexta (25). Os 12 deputados e o senador Renato Casagrande (PSB-ES) estão abrigados na base chilena do continente. Outro grupo, com militares e membros do Ministério da Ciência e Tecnologia, está acomodado na estação uruguaia. "Estamos bem", disse o senador à Folha Online por telefone, sob temperaturas abaixo de 0ºC.
Os parlamentares foram para a Antártida em uma expedição oficial a convite da Marinha do Brasil para conhecer os trabalhos na Estação Comandante Ferraz, a base brasileira no continente. O grupo chegou ao local na quinta-feira (24), após fazer escala no Rio Grande do Sul (onde receberam roupas especiais) e no Chile (em Punta Arenas), para então desembarcar na base chilena (Presidente Eduardo Frei), de onde a comitiva partiu, de navio, rumo à estação brasileira.

Senador Renato Casagrande (PSB-ES) está entre os 13 parlamentares retidos na Antártida
Neste domingo, o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que transportará o grupo, um Hércules C-130, fez uma nova tentativa de partir de Punta Arenas --última base usada para escala antes de chegar à Antártida--, mas as informações sobre o mau tempo no percurso impediram a decolagem.

As más condições de tempo da região e o cancelamento de vôos são comuns, segundo a FAB. A previsão é que o tempo melhore nesta segunda-feira (28) e o grupo possa voltar a Punta Arenas, para então pegar vôo com destino ao Brasil.
"Ficamos uma noite no navio e de ontem [26] para cá estamos na base chilena. Conhecemos o trabalho de pesquisa feito pelos brasileiros na nossa base, que fica a cerca de 70 km da base do Chile, onde só se chega por navio. Estamos bem instalados aqui na estação chilena, tem abrigo e alimentação", afirmou o senador.
Segundo ele, as bases chilena e uruguaia, onde estão os brasileiros, abrigam pesquisadores e militares desses países. "Não é nenhum hotel, mas é uma acomodação que permite esperarmos a hora de retornar", afirmou Casagrande.
Hoje, a comitiva almoçou uma comida a base de milho com carne. Segundo Casagrande, era uma espécie de pastel doce, feito de milho verde, com recheio de carne.
Também possuem bases na região países como Rússia e Argentina, mas nem todas têm infra-estrutura suficiente para abrigar um número grande de pessoas.
Passeios, baleias e pingüins
Enquanto esperam o tempo melhorar para voltarem ao Brasil --a viagem que deveria durar um dia já se estende por quatro--, os parlamentares aproveitaram para conhecer o entorno da base onde estão instalados, mesmo com a sensação térmica de menos 5ºC.
"Visitamos a estação do Uruguai [onde está o outro grupo] e da Rússia. Chegamos de uma grande caminhada agora (por volta de 20h no horário de Brasília). Fomos à armada chilena, visitamos uma igrejinha ortodoxa construída pelos russos em madeira", contou Casagrande.
De acordo com o senador, além das bases, não há muito o que conhecer na região, mas eles puderam observar os animais típicos da Antártida.
"Aqui é neve com pedra. Pingüim tem aos montes e vimos baleias jubarte nadando. Mas tem mais pingüim", afirmou o senador, que contou ter registrado tudo em sua máquina fotográfica digital.

Além de Casagrande, fazem parte da comitiva os deputados Ricardo Trípoli (PSDB-SP), Moreira Mendes (PPS-RO), Wellington Coimbra (PMDB-ES), Colbert Martins (PMDB-BA), Edmilson Valentin (PC do B-RJ), Paulo Teixeira (PT-SP), Jorge Maluly (DEM-SP), Maria Helena (PSB-RR), Fábio Ramalho (PV-MG), Luciano Pizzato (DEM-PR), Fernando Chucre (PSDB-SP) e Vinicius Carvalho (PT do B-RJ), que integram a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
*Fonte / CAROLINA FARIAS da Folha Online

Nenhum comentário: