Nem forró, xote, xaxado, samba e pagode ele está no tango.
O governador só gosta de pagode e de samba? Como bom carioca o mesmo sabe que o São João de nada tem a ver com o samba que caracteriza o legítimo carioca.
O que vimos neste São João foi um Geddel elétrico, um Paulo Souto rápido como um foguete, um Cesar Borges radiante como as luzes dos rojões juninos, e um Otto Alencar caracterizado pela naturalidade de ser um sertanejo. E Jaques Wagner se arriscando em pegar uma “Gripe Suína”, assim como preveniu o ministro da saúde de seu presidente Lula desaconselhando qualquer humano a viajar para a Argentina. Mas ele foi. Esteve lá, fez a festa na terra do Tango e nem ai para o forró, para a festa mais identificada com o povo nordestino e com os interioranos da nossa Bahia, os festejos juninos tão importantes para o povo do interior como o Carnaval para a capital, os desfiles das escolas de samba, os sambas de roda, e pagodes tão admirados pelo legítimo carioca. E nesse caso, o governador Jaques Wagner é um carioca da gema.
Os políticos que se identificam com o povo, com a sua gente e tem o nordeste na alma e no coração estiveram lá, no interior da Bahia. Foram muitos. Deputados, senadores, ex-governadores, o ministro Geddel, lideres partidários e muitos outros, não para fazer campanha, e sim, para prestigiar, conhecer as estradas precárias da Bahia, o sofrimento do sertanejo tão esquecido. Entretanto, nessa época como filhos de Deus, todos tem o direito à alegria das festas. E o São João como festa popular é a hora do povo brincar, sorrir, dançar, forrotear e festejar esta data tão importante para o interior e todo o povo nordestino.
O Governador pode não saber dançar forró, não saber xotear, e muito menos dançar xaxado, mas o pior é que de tango ele não entende nada. Talvez de samba ele seja muito bom e no pagode só dá ele. Presenciei certa vez, o governador em um evento no Hotel Sofitel em Sauípe ao som de Dudu Nobre e Alcione ele é bom mesmo de samba no pé. Contudo, pior do que não saber dançar forró, é não saber governar, desprezando a cultura de seu povo tão desmoralizada por esse governo, assim como a sua secretaria da cultura. Vou ser redundante caro Jaques Wagner, pior que não saber dançar o xote e o forró do sertão, é realmente não saber governar na Bahia, aí meu caro e excelentíssimo governador, o senhor nem dança tango e nem forró, dança mesmo é na política.
Fonte: (João Andrade Neto)
Nenhum comentário:
Postar um comentário