sexta-feira, 26 de junho de 2009

Unidade de Queimados de Cruz das Almas passou o São João em estágio de ociosidade


A Unidade Avançada do Centro de Tratamento de Queimados do HGE em Cruz das Almas inaugurada em junho do ano passado que passou por um processo midiático grandioso no mês de abril próximo passado após uma cirurgia para a retirada de cicatrizes no tórax e nas costas de uma criança provocadas por água quente, por incrível que pareça, ficou ociosa durante as festas juninas. Cruz das Almas, terra com tradição da queima de espadas, com números significativos de ocorrências, contou apenas com os serviços médicos da Santa Casa de Misericórdia. Além disso, inúmeros municípios baianos poderiam usufruir deste serviço no período junino por ser a unidade a única de referência para tratamento de queimados fora de Salvador. Os pacientes, vítimas de queimaduras mais graves em toda Bahia, foram transferidos para Salvador (HGE). As autoridades estaduais deveriam elucidar os gastos do Governo do Estado com a unidade em Cruz das Almas e checar com os boletins médicos.

Um comentário:

Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas disse...

Apenas informar que as transferências realizadas para o Hospital Geral do Estado (HGE, durante o período do São João, NÃO TIVERAM como motivo queimaduras.

Todas as transferências foram por traumas causados por espadas, ou seja, a pancada do artefacto.

Caso houvesse algum grande queimado, este seria transferido para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), em Cruz das Almas. Fato que, felizmente, não ocorreu.