quarta-feira, 17 de junho de 2009

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRUZ DAS ALMAS MANIPULA INFORMAÇÕES

Qual afinal é o objetivo do CAGED?

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, coletados pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, criado pela Lei nº 4.923/65, o CAGED teria como função acompanhar e fiscalizar o processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT (CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO) com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego.

As empresas informam ao CAGED o número de admissões e desligamentos realizados no mês anterior imediatamente, assim o índice de emprego divulgado pelo MTE refere-se à variação do emprego celetista ocorrida em um mês. Infelizmente tem sido instrumento de informações para manipulações perniciosas de algumas pessoas que não se atentam para o que realmente os dados refletem e acabam por se enrolar.

Ao verificar algumas notícias consignadas pela Prefeitura Municipal, especificamente no site oficial de Cruz das Almas: http://www.cruzdasalmas.ba.gov.br/ no dia 01 de junho de 2009 se pôde perceber o quanto de manipulação está sendo impregnada com estas informações e como vereador do Município de Cruz das Almas devemos esclarecer para a população algumas destas distorções sobre a criação de empregos no nosso município. Se pegarmos os meses de janeiro a abril deste ano, segundo o CAGED 2009, teremos 1199 “admissões” neste período. Porém este número de empregos é considerável para o mês de abril?

Ao analisarmos de forma crítica os dados, constatamos que no período de janeiro, segundo o CAGED 2009, no endereço http://cagedestabelecimento.caged.gov.br/Resultado_1.asp teremos 717 admissões entre contratações no mês de janeiro, mas os meses subseqüentes mostram uma queda neste número de admissões, seguindo os meses de fevereiro com 134, março com 243 e finalmente o pior dos resultados no mês de abril com apenas 105 admissões. Um fato para analisarmos é: Palavra admissão é o mesmo que criação de empregos?

O que os manipuladores fizeram foram pegar o acumulado das cinco categorias de todos os meses do período de janeiro/abril e somar suas variações absolutas, dando a impressão de um número astronômico de empregos criados nos meses de janeiro a abril deste ano, ou seja, 1199 admissões que na realidade são empregos de categorias existentes no município e do pólo industrial implantado em administrações anteriores. Por exemplo, a categoria agricultura juntamente com a cultura do fumo que emprega e dispensa em prazo de seis meses, e, da categoria indústria que juntas contribuem com 895 destes 1199 de admissões no período jan/abr de 2009. Destacamos na categoria da indústria a Bibi Calçados e a Agricultura Fumageira que juntas correspondem a 74,64% das admissões neste período. A própria dinâmica do comércio de Cruz das Almas faz com que isso aconteça. Não queremos comparar estes dados com o governo anterior, pois seria um desrespeito utilizar dados que tem a finalidade de fazer verificações nos números de admissões e desligamentos em um tempo curto como um “mês”, desta forma estaríamos de fato a cometer o mesmo erro da atual gestão, subestimar a população.
Segundo o CAGED 2009, no mês de janeiro foram criados 717 admissões na indústria, construção civil, comércio, serviços e agricultura, no mês de fevereiro foram criados 134, em março 243 e finalmente em abril apenas 105 admissões, somando-se tudo dá realmente 1199 admissões criadas, mas segundo o governo do povo este seria o grande destaque entre todas as 416 cidades do interior da Bahia.

Ainda analisando estes números perceberemos quanta manipulação foi impregnada na notícia exposta em vários veículos de comunicação. Colocamos estas variações absolutas das categorias por mês e de forma separada, então percebemos de imediato uma queda significativa do número de admissões ao decorrer dos meses Jan/Abr de 2009 nas 05 categorias agregadas (indústria, construção civil, comércio, serviços e agricultura).

Saímos de 717 no mês de janeiro para 105 admissões criadas no mês de abril, com isso obtivemos cerca de (-) 85,36% de queda durante esses quatro meses. Vale ressaltar que ao somar todas as variações absolutas das categorias teremos 1199 que é o que eles divulgam, mas é progressão ou regressão durante os meses decorrentes? Não acreditar em dados manipulados perniciosamente faz parte de uma cidade universitária.

Com a leitura dos números acima percebemos uma queda de – 85,36% ou seja, de 717 admissões no mês de Janeiro, caímos para 105 criados em Abril, com uma queda destas é melhor mascarar os dados e fazer um somatório para enganar o povo dando a variação absoluta destes dados de forma geral, ou seja, seu somatório apenas.

Para uma melhor compreensão do que trataremos aqui, decidimos abrir agora por setor ou categoria. Antes acima demonstramos a contribuição das categorias juntas na criação dos supostos empregos em Cruz das Almas, agora trataremos destas categorias uma a uma para desmistificar esta grande enganação. Analisaremos os números abaixo que trata da variação absoluta somente da categoria indústria no período Jan/Abr de 2009.
INDÚSTRIA
No mês de janeiro tivemos uma queda de -22 pessoas admitidas, os “desligamentos” ou demissões. Houve um aumento no mês de fevereiro para 78 pessoas admitidas e uma nova queda no mês de março de -27, tornando a ter uma tímida recuperação no mês de abril. Isto demonstra o quanto às políticas estão contribuindo para o número de empregos no município. O crescimento no número de empregos não existe, ou melhor, na categoria indústria a grande implementação do prefeito foi criar um canil municipal para abrigar animais próximo à área do complexo industrial da cidade, é necessário se ter este canil na cidade, porém apenas esta obra serve de exemplo para demonstrar a importância que se dá ao complexo industrial que foi implantado na nossa cidade há algum tempo atrás, mesmo com estas dificuldades, vale ressaltar que a categoria indústria fecha este período de altos e baixos com um saldo positivo de 73 admissões.
CONSTRUÇÃO CIVIL
Ao observarmos os próximos números entenderemos que a construção civil que seria de fato o ponto do crescimento realmente implementado pelas ações da prefeitura em termos de admissão com as obras do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, torna-se insignificante, ou seja, não corresponde com as propagandas que andam expondo para a população. Observem que a construção civil está em crise com dois negativos, sendo -15 e -10 seguidos nos meses de fevereiro e março, as 6 admissões no mês de janeiro e as 4 no mês de abril tornam-se insignificantes se subtrairmos dos saldos negativos e teremos um saldo total de todos os meses de -15, entende-se por desligamentos ou saldo negativo. A grande quantidade de mão-de-obra praticamente é de fora, contratada pelas firmas que ganham as licitações, o que não implica em aumento de contratações neste ramo. Isso também demonstra o quanto de mentira está sendo colocada para a população cruzalmense nesta realidade de construção civil.
COMÉRCIO
A partir da análise dos números da variação do comércio faremos uma discussão breve sobre o número de admissões criadas no comércio no período de janeiro/abril. A pergunta é: Quais as ações da prefeitura diretamente no comércio? Número de admissões e desligamentos é uma dinâmica natural do comércio que em período de festas contrata e dispensa funcionários, mesmo assim percebemos uma irregularidade no crescimento desta categoria que não tem uma progressão ascendente, é cheia de altos e baixos, no crescimento partindo de 12 pessoas contratadas no mês de janeiro para 37 no mês de fevereiro, tendo 265 pessoas no mês de março e caindo bruscamente para 22 pessoas no mês de abril.
SERVIÇOS
Na categoria serviços percebemos que no mês de janeiro obteve um grande déficit em termos de admissões, – 33 no mês de janeiro, seguido de pequeno e insignificante crescimento de 01 pessoa admitida no mês de fevereiro, caindo para -2 no mês de março e subindo para 17 pessoas admitidas no mês de abril, fazendo uma conclusão deste ponto teremos um saldo total negativo em abril de -17 admissões neste período. Isso leva-nos a entender que os serviços em Cruz das Almas estão passando por problemas em termos de admissão de pessoas que devem ser assistidos de perto pela prefeitura, coisa que atualmente não o fazem.
AGRICULTURA
A agricultura é o setor industrial cruzalmense que sempre foi e continua sendo o destaque em admissões e desligamentos devido o grande número de empregos reais existentes. Nesta categoria 754 pessoas foram admitidas no mês de janeiro, 33 pessoas no mês de fevereiro, 17 pessoas no mês de março e 18 pessoas no mês de abril, então percebe-se que teremos uma queda de – 97,6% no período de janeiro/abril de 2009 no que tange ao número de admissões.

Nestas variações absolutas, dentre todas as categorias, destacam-se a agricultura e a indústria como principais promotoras de admissões, contribuindo com 895 deste 1199 admissões no período jan/abr de 2009. A categoria indústria e a agricultura correspondem a 74,64% das admissões neste período. O que o governo do povo tem a ver com agricultura e indústria no nosso município? Estão sim contribuindo para nenhuma ação, a queda de admissões em todas as categorias de forma separada e de forma conjunta demonstra declínios significativos e irregularidades de supostos crescimentos. O que não dá para entender é o fato de sermos uma cidade universitária e nos mantermos tão passivos mediante a esta manipulação de dados.

Basta acessar o CAGED e analisar as informações sobre as 20 ocupações que mais admitiram em todos os setores no período: jan de 2009 a abr de 2009 e perceber de imediato que os trabalhadores volantes da agricultura e os trabalhadores do beneficiamento do fumo corresponderam a 787, somando-se às demais subcategorias da planilha chegam a 822 pessoas admitidas na categoria agricultura neste período, juntamente com os 73 admitidos pela indústria teremos 895, o que corresponde, a como já foi mencionado, 74,65% das admissões comparadas às demais categorias que se totalizam a 1199 admissões.

Para finalizar indicaremos também a pesquisa fornecida pelo site do CAGED:

http://perfildomunicipio.caged.gov.br/seleciona_uf_consulta.asp?mun=290980&uf=ba&municipio=%20Cruz%20das%20Almas&microreg=%20Santo%20Antonio%20de%20Jesus.

No intuito de pesquisar as 20 ocupações que mais desligaram e as ocupações que obtiveram menos saldo de admissões neste período de jan/abr de 2009 teremos várias surpresas e contradições para a realidade de Cruz das Almas sobre o que foi exposto pelo governo do povo em 01 de junho de 2009.

--------------------------------------------------------------------------------
André Luiz Eloy Costa
Câmara Municipal de Cruz das Almas
Anexo 01 - Gabinete 08 Rua João Gustavo da Silva - Nº 129
Centro - Cruz das Almas - Bahia CEP: 44380 - 000
Tel. Fax (75) 3312 1717 - 3312 1718
Cel. (75) 9143 4214 - 8171 1000

Nenhum comentário: