quarta-feira, 1 de julho de 2009

Santa Casa no caminho certo?

O atual provedor, o arquiteto e funcionário da EMBRAPA, Otávio Almeida, que tomou posse em janeiro de 2009, após uma vitória memorável sobre o ex-provedor, Everaldo Mascarenhas, por apenas um voto de diferença, demonstra inicialmente esforços em sua gestão de um dos maiores patrimônios de nossa cidade, o Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso – Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas, que é regida por uma Mesa Diretora eleita a cada dois anos pela irmandade, composta por membros da sociedade. A atual mesa diretora responsável pelos atos administrativos da instituição filantrópica que recebe recursos públicos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) tem adotado atos explícitos, porém podemos denominá-los de perigosos, as contratações de parentes, como a do filho, de uma filha e do genro do provedor. Os jovens têm demonstrado denodo naquilo que lhes fora conferido, entretanto as práticas nepotistas devem ser execradas naqueles que se submetem a vida pública. Outra atitude que nos chama atenção e nos preocupa, talvez no afã de resolver as pendências financeiras da instituição, a Mesa Diretora solicitou à irmandade autorização para a tomada de um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal no valor de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais). Conforme afirmações do provedor, a instituição recebe algo em torno de R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais) mensais e tem gastos superiores as suas receitas.

Um comentário:

Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas disse...

A Santa Casa informa que todas as ações realizadas pela Mesa Diretora seguem ao Estatudo da Instituição e que as pessoas que foram convidadas a fazerem parte da administração ocupam cargos técnicos e possuem formação superior compatível com a função.

Salienta ainda que nenhum dos citados pelo blog possui vínculo empregatício com a Entidade.

Em relação ao empréstimo, a Santa Casa informa que o tema já foi discutido em Assembléia com os irmãos, que aprovaram o pedido.

Esclarecemos também que os recursos do SUS são pagamentos de serviços prestados pela Santa Casa, contratualizados junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Em tempo, o informamos que o Provedor da Santa Casa é formado em Engenharia Civil, com mestrado e doutorado na área de irrigação e há mais de 30 anos é pesquisador da Embrapa em Cruz das Almas.