terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

João Henrique anuncia volta do PDT à base aliada


O prefeito João Henrique Carneiro disse, nesta segunda-feira, 18, que o PDT estará retornando para a base do governo municipal ainda esta semana. Segundo João Henrique, o ministro do Trabalho, Emprego e Renda, Carlos Luppi, estaria articulando pessoalmente essa adesão, inclusive com o ministro baiano Geddel Vieira Lima (Integração Nacional). A informação foi confirmada pelo presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima: "O retorno do PDT será anunciado de hoje para amanhã". Segundo palavras do prefeito, "está tudo superado".
Não é o que diz, porém, o secretário-geral do PDT na Bahia, Alexandre Brust, que não confirma as informações. “Como é que o PDT pode apoiar um infiel?” João Henrique deixou o PDT no primeiro semestre do ano passado e entrou para o PMDB do ministro Geddel, abalando as relações com o PDT, do qual fez parte por anos.
O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) disse que, segundo o deputado federal Severiano Alves (presidente estadual da legenda), “isso não é verdade”. De acordo com Roberto Carlos, esse é um desejo fomentado apenas pelos deputados federais Marcos Medrado e Sérgio Brito.
“O produto pode até ser vendido, mas a mercadoria não será entregue”, disse o deputado estadual. A TARDE tentou, mas não conseguiu contato com Severiano Alves e o ministro Luppi.
PP – O prefeito João Henrique anunciou, também, na manhã desta segunda, o nome do provável futuro secretário de Habitação do Município, que seria o empresário Antônio Abreu, fruto da adesão do PP à administração municipal. Antônio Abreu, do setor empresarial de Lauro de Freitas, deve entrar no lugar da arquiteta Ângela Gordilho, mas o PP ainda indicará outros dois nomes para avaliação. O nome será confirmado durante a posse na próxima sexta-feira.
O anúncio contou com a presença do ministro Geddel Vieira Lima e do presidente do PP, deputado Mário Negromonte. O PP ocupa hoje a pasta do Ministério das Cidades, sob comando do ministro Márcio Fortes. No Estado, o partido aderiu ao governo do PT, mas ainda não ocupa cargos. João Henrique disse que a aliança possibilitará a agilidade das obras do metrô de Salvador.
Estratégia do PT – Qual a melhor forma de os partidos da base disputarem as eleições? Foi para definir a tática eleitoral de 2008 em Salvador que a Comissão Política do PT reuniu, na tarde desta segunda, representantes das seis correntes do partido. O PT tem três nomes para disputar na capital – os deputados federais Nelson Pelegrino, Walter Pinheiro e Luiz Alberto (atual secretário estadual da Promoção da Igualdade) –, mas a idéia, no momento, é abrir o debate sobre alianças, a relação com os partidos da base e definir qual a melhor estratégia para a coalizão sair vitoriosa.
“Estamos discutindo a melhor forma de disputar a eleição em Salvador, sem atritar a nossa base no Estado e, também, nacionalmente”, explicou o petista Jonas Paulo. Ele participou do encontro juntamente com Marcelino Galo (ambos aguardando a Executiva Nacional definir o comando da estadual), a prefeita de Pintadas, Neuza Cadore, vereadora Vânia Galvão e Edízio Nunes, que também esperam decisão sobre a presidência do Diretório Municipal de Salvador, além de Marta Rodrigues, Pery Falcón e Antônio Ribeiro.

Nenhum comentário: